TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotris

Resenha: Psicomotris. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Resenha  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

1

Maria trabalha com crianças que apresentam necessidades educativas especiais. Ela, em parceria com uma colega, é coordenadora de um projeto na prefeitura de sua cidade, no qual desenvolve um trabalho com psicomotricidade em meio líquido. Diversos pais têm dado retorno sobre os avanços observados no desenvolvimento psicomotor de seus filhos. Maria explica, que os professores envolvidos no projeto tem o conhecimento de que é importante que o adulto:

Peso: 1.0

Mostre à criança que a água é um meio perigoso para que a criança sempre o obedeça quando estiver nesse ambiente.

Coloque-se fora da água para mostrar os gestos que a criança deverá realizar

Coloque-se sempre em situação de disponibilidade corporal.

Não se coloque em situação de disponibilidade corporal para que desta maneira não crie insegurança na criança

Coloque-se em situação de pouca disponibilidade corporal, pois assim a criança aprenderá a nadar mais rápido

2

A água é um meio presente na vida do ser humano desde que está sendo gerado no útero materno. Sendo assim, são conhecidos os inúmeros benefícios da mesma para o desenvolvimento global do sujeito. É crescente o número de espaços que se dedicam às atividades aquáticas, sendo que muitos deles oferecem programas para as mais variadas idades. Como foi estudado na disciplina, a Psicomotricidade em Meio Líquido tem os mesmos objetivos desta ciência desenvolvida em outros ambientes. Em vista do exposto, pode-se afirmar: I- Não é objetivo da psicomotricidade em meio líquido a utilização do brincar como propulsor da aprendizagem. II- O domínio do ato de nadar é o principal objetivo da psicomotricidade em meio líquido. III- As diversas qualidades da água tem intervenção no desenvolvimento das atividades relativas à psicomotrcidade em meio liquido. IV-No meio líquido o sujeito pode experimentar uma gama de experiências motoras. V- O corpo deve ser entendido como uma via de comunicação entre o sujeito e o meio, o outro e os objetos. Pode-se dizer que:

Peso: 1.0

Somente a alternativa I está correta.

As alternativas I, II e III estão corretas.

Somente a alternativa II está correta.

Somente as alternativas II e V estão corretas

As alternativas III, IV e V estão corretas.

3

Luisa estudou em um livro sobre desenvolvimento humano que Guillarme considera que existem leis gerais que regem o desenvolvimento psicomotor, assim como, Lê Boulch propõe que existam três etapas de evolução do desenvolvimento do esquema corporal. A partir de seus estudos, Luisa, entendeu que: I. A psicomotricidade tem o intuito de destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade, facilitando a abordagem global da criança. II. Sabe-se que a função motora, o desenvolvimento intelectual e o afetivo são interligados e intrinsecamente estão ligados ao sujeito. III. O sujeito se desenvolve através de um processo de transformações contínuas mediante a interação dos sujeitos entre si e entre eles e o meio onde estão inseridos. IV. Não há qualquer relação entre o desenvolvimento do ser humano e a interação deste com seus pares e com o meio onde está inserido. Pode-se dizer que:

Peso: 1.0

Somente a alternativa IV está correta.

As alternativas III e IV estão corretas.

As alternativas I, II e III estão corretas.

Somente a alternativa I está correta.

Somente a alternativa II está correta.

4

Nina é mãe de Gustavo, um bebê de apenas um mês de idade. Ela foi ao pediatra com que conversou largamente. O médico recomendou que a mãe a todo instante, estimule o seu bebê; brincando com ele, tocando-o, olhando-o, pois:

Peso: 1.0

Embora isso não tenha relação direta com o desenvolvimento infantil, é importante para mostrar que gosta muito de seu filho.

Poderá ser seu único filho e deve aproveitar sua infância, já que a mesma passa rapidamente.

Olhar e/ou tocar um bebê, não é apenas tocá-lo ou observá-lo, mas é dar-lhe a segurança para sua manifestação e expressão no mundo em que vive e faz sua existência.

Embora o olhar e/ou o tocar o bebê não tenha relação com sua manifestação e expressão no meio em que está inserido, é imprescindível que se aproveite esta fase que passa tão rápido.

Bebês são muito carinhosos.

5

Em uma disciplina que cursa na Universidade, Mariana teve a tarefa de observar sessões de psicomotricidade relacional. Durante a sessão ela comentava com outra aluna que também fazia observações naquele momento que não entendia qual a finalidade de crianças ficarem brincando durante 40 minutos dentro daquela sala de psicomotricidade com outras crianças e com facilitadores. O que aquilo poderia influenciar em seu desenvolvimento? A colega respondeu que:

Peso: 1.0

Realmente, também não vê finalidade alguma, pois o brincar não intervém em aspecto algum do desenvolvimento infantil.

Através do brincar a criança amadurece seu sistema nervoso, educa os sentidos, desenvolve as habilidades motoras, as capacidades físicas básicas e ainda desenvolve a coordenação corporal.

A brincadeira atrapalha o desenvolvimento infantil.

Existe aquele momento de descontração na sessão de psicomotricidade, pois hora de aprender é hora de aprender e hora de brincar é hora de brincar.

Não há intervenção alguma, já que o sistema nervoso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com