TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicopatia Ocupacional

Trabalho Escolar: Psicopatia Ocupacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A psicopatia é um tipo de comportamento social, em que a pessoa possui transtorno de personalidade, falta de ética humana, possui frieza e são descompromissadas com o outro, possuem empatia e comportamento antissociais.

O seguinte trabalho tem a finalidade de demonstrar a definição da psicopatia, sendo esse existente no meio organizacional, a fim de esclarecer os processos desse tal comportamento, os sintomas, e fazendo uma diferenciação entre o perfil de um psicopata e o de uma pessoa com transtorno de personalidade antissocial.

O estudo objetiva conhecer as ferramentas utilizadas para avaliar e reconhecer um perfil psicótico no meio organizacional, e se existe métodos de tratamento e cura para esse problema.

1- CONTEXTUALIZAÇÃO

1.1 - CONHECENDO A PSICOPATIA

Uma breve revisão da história da humanidade é capaz de revelar duas questões importantes no que diz a origem da psicopatia.

A primeira se refere ao fato da psicopatia sempre ter existido entre nós. [...] A segunda aponta a psicopatia presente em todos os tipos de sociedade, desde as primitivas e as modernas. [...] No entanto, não invalidam a participação significativa que os fatores culturais podem ter na modulação desse quadro, ora favorecendo, ora inibindo seu desenvolvimento. (Silva, 2008)

1.2 - A PSICOPATIA

A psicopatia, ou melhor, dizendo em outras palavras um psicopata, é definido para a psicologia como um conjunto de transtorno de personalidade e que podemos encontrar em algumas pessoas, que apresentam sinais de frieza, ausência de medo, são charmosas, tem um QI de inteligência elevado, e normalmente são antissociais, não são simpáticas.

1.3 - A PSICOPATIA ORGANIZACIONAL

Podemos encontrar a psicopatia no meio corporativo (profissional), e às vezes essa pessoal que são psicopatas até podem trazer benefícios ao ambiente corporativo, já que muitos desses são extremamente inteligentes e sabem controlar seus instintos. Por outro lado por serem difíceis de serem identificados, esses psicopatas também podem causar prejuízos na empresa, tanto físico como emocional, e não se destacam como culpados.

Eles têm uma desorganização de personalidade, tudo que fazem é pela necessidade de poder controlar outras pessoas.

No local de trabalho não é diferente, eles manipulam com objetivo de dominar e destruir psicologicamente vítimas selecionadas.

Psicopatia é um transtorno de personalidade, sendo que o local de trabalho não faz uma pessoa se tornar um psicopata.

1.4 – PROCESSOS DA PSICOPATIA

Os primeiros sinais começam a tronar-se mais evidentes a partir dos 15 anos de idade, embora se possam reconhecer algumas atitudes que apontem nesse sentido em idade mais tenra, esse seria uns dos processos de início desse distúrbio de personalidade, que pode se evoluir até a fase adulta.

1.5 – SINTOMAS DA PSICOPATIA

- Ausência de culpa: Nunca se sentem arrependidos, nem têm remorsos. Ponta os outros como culpados de tudo de mal e vivem como se nunca erram, e tem em mente que tudo que fazem é para o benefício (aliás, para ele é claro!), embora tenham a noção de que os seus atos são antissociais.

- Mestres da mentira: tudo para eles a realidade e a ilusão é uma só, é como se fossem o seu mundo. Mentem com facilidade, descrevendo detalhes como se fosse uma situação real. Não sabem viver sem mentir.

- Manipulação e Egoísmo: Para eles o que interessa é que esteja tudo bem para ele próprio, o resto do mundo não interessa. Ele é extremamente manipulador, usa seu encanto para atingir seus objetivos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com