TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psihosomaticheskih

Tese: Psihosomaticheskih. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

1INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, mostrar como fatores psicossomáticos interferem na concepção saúde-doença de um indivíduo. Sob essa perspectiva, foi possível chegar ao termo psicossomática, que tem por definição um conjunto de patologias na qual fatores psíquicos favorecem no surgimento de fatores orgânicos. Para abordar melhor o assunto, iremos olhá-lo sob o ponto de vista de um dos contribuidores no entendimento do tema, Jacques Lacan.

Para entrar no assunto, iremos focar em um caso de infertilidade que pode ter fatores biológicos e psicológicos influenciando sua causa. Se tratando de fatores biológicos pode-se perceber que qualquer alteração na estrutura do sistema reprodutor, que no caso da mulher, pode ter um problema ovulatório e no homem a ausência de espermatozoides. Se trata de um fator que pode acometer ambos os sexos, sendo que nenhum produz uma vantagem de porcentagem em relação na apresentação de um possível diagnóstico. Já no caso psicológico, casais que ficam muito ansiosos em ter filhos podem acabar desencadeando um problema de ordem psíquica que interfere no caso, sendo que muitas fezes depois de uma possível adoção o casal consegue ter o tão esperado bebê. Buscando uma maneira de demonstrar melhor esse fato, será abordado dois exemplos de doenças comuns que podem vir a causar essa infertilidade. No caso dos homens será abordado sobre a varicocele e nas mulheres a endometriose, ambas mostrando causa, sintoma e tratamento. Para finalizar, será abordado um caso clínico sobre a infertilidade e em seguida a anatomia e fisiologia dos órgãos reprodutores masculino e feminino demonstrando suas estruturas em uma condição normal de reprodução e em caso de infertilidade causado pelas doenças já citadas acima. Por fim, haverá também a demonstração de tratamentos disponíveis para a reversão desses casos.

2 PSICOSSOMÁTICA

Existem diversas definições pala a palavra Psicossomática, expressão que teve seu surgimento em pleno sec. XX, dentre as quais podemos explicá-la como um determinado grupo de patologias nas quais os fatores psíquicos favorecem o surgimento de fatores orgânicos, (SANTOS, 2008), sendo também responsável pela compreensão e reestabelecimento da saúde física por métodos psíquicos.

Jacques Lacan foi um dos grandes contribuidores no entendimento da psicossomática. Lacan a explicou através da teoria dos Três Registros, de acordo com ele o psicológico do ser humano é dividido em três regiões, sendo elas: Real, Simbólica e Imaginária. Na região Real está presente tudo aquilo que escapa ao nosso desejo e ao nosso poder. As inundações, a seca, os terremotos, as erupções vulcânicas, são funcionamentos que prescindem do ser humano para existirem e nós não temos nenhum domínio sobre eles (CALDEIRA; MARTINS, 2001, p.26). A área Simbólica é a representação dos desejos e anseios do ser humano (SANTOS, 2008, p.14) ao dizer que sente sono o ser humano expressa um desejo da área Simbólica. A área Imaginária por sua vez está ligada as fantasias e as crenças do ser humano que dão origem as imagens. As imagens se constituem através da forma como o ser humano vê o mundo a sua volta (CALDEIRA; MARTINS,2001, p.30)

Pode-se então compreender que a depressão, pode se materializar no indivíduo como uma doença física, algo que além de real, tem um símbolo e uma imagem. (MELLO FILHO, 2001, p. 20).

A Psicossomática adquiriu, portanto um papel multidisciplinar buscando em conjunto com as outras ciências o tratamento das doenças do corpo e da mente.

Para Angerami-Camon uma doença traz à tona diferentes concepções que o sujeito tem a cerca do mundo, a doença sofrerá influência do modo como ele vê o mundo e o outro. Deste modo cada um reagirá a sua maneira aos tratamentos. A medicina por diversas vezes deixa de lado as questões sociais da doença para focar apenas naquilo que é biológico, tendo por objetivo único prevenir, curar ou atenuar a doença, aliviando desconfortos como a dor e ajudando o enfermo a manter-se atuante e prevenindo a morte precoce (SANTOS, 2008, p. 22) sem buscar entender as causas subjetivas de tal enfermidade.

Segundo Marty (1993) existem duas maneiras principais de observar o adoecer, podendo ser ele reversívesivel ou irreversível.

O adoecer irreversível acontece quando o sujeito adoece gravemente Pela constante depressão essencial, minando a qualidade de suas relações objetais, desorganizando progressivamente o seu equilíbrio Psicossomático. Já o adoecer reversível compreende as afecções como as alergias, as asmas e os eczemas, as hipertensões arteriais, as úlceras gastroduodenais, as cefalalgias e as enxaquecas que aparecem espontaneamente e que podem complicar o sujeito. ( SANTOS, 2008, p. 24)

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »