TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual é a importância do conhecimento da história da psicologia?

Tese: Qual é a importância do conhecimento da história da psicologia?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

A importância de se conhecer a história da Psicologia é que podemos compreender muitos acontecimentos do nosso mundo através do estudo da mente humana, entender o que somos e o por que somos de um determinado jeito.

2) Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

Os gregos foram o povo mais evoluído no período de 700 a.C., as conquistas territoriais que fizeram da Grécia a maior potência da época.

3) Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

Sócrates entendeu que o que separa o homem dos outros animais é a razão, o que a razão é a nossa essência. Platão (discípulo de Sócrates) procurou definir um “lugar” para a nossa razão, definindo-a na cabeça, onde, segundo ele, se encontra a alma do homem, e a medula seria o elemento de ligação da calma com o corpo. Porém Aristótales (discípulo de Platão) acreditava que a alma e o corpo não podiam ser dissociados, isto é, não podiam estar separados.

4) Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

Para Santo Agostinho, a alma não era somente a sede da razão, porém era a prova de manifestação divina do homem. Ele acreditava que a alma era imortal por ser o elemento que ligava o homem a Deus, fazendo a Igreja passar a se preocupar com sua compreensão. Já São Tomás de Aquino encontrou argumentos racionais para justificar os dogmas da Igreja, garantindo-a o monopólio do estudo do psiquismo.

5) Em qual período história situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

No Renascimento, pois nele foi proposta a separação da alma e do corpo, e que o corpo sem o espírito é apenas uma máquina, assim, tornando possíveis os estudos de cadáveres humanos o que possibilitou o avanço da anatomia e da fisiologia, que tiveram papel fundamental no progresso da Psicologia.

6) Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

A descoberta de que eventos psicológicos estão diretamente associados a eventos neurofisiológicos.

7) Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

Wundt é considerado o pai da Psicologia moderna ou cientifica por ter criado a Universidade de Leipzig, na Alemanha. A qual foi o primeiro laboratório para ser realizados experimentos na área de Psicofisiologia.

8) Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?

Seu status de ciência é contido a partir que se liberta da filosofia e assim atrai novos estudiosos e pesquisadores que a partir dai começam a definir seu método ou métodos. Como por exemplo: definir seu objeto de estudo, delimitar seu campo de estudo, formular métodos de estudo desse objeto e formular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com