TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Aula_1_e_Aula_2

Artigo: RE: Aula_1_e_Aula_2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.573 Palavras (7 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 7

OBJETIVO DO PORTFÓLIO:

Este portfólio tem o objetivo de desenvolver em você aluno a habilidade de entender a Estrutura do Sistema Financeiro Nacional e o Plano COSIF.

PROPOSTA:

Olá caros alunos,

A proposta para a elaboração do portfólio da disciplina de CONTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS é sobre ESTRUTURA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL e PLANO COSIF. A seguir, os exercícios (1 a 16) que contemplam tal proposta:

1. São exemplos de instituições financeiras não bancárias as relacionadas abaixo, exceto:

a) Bancos de Investimento

b) BancosEstaduais de Desenvolvimento.

c) CompanhiasHipotecárias.

d) BancosCooperativos.

2. _________________ é uma entidade autárquica vinculada ao Ministério da Fazenda que funciona como “banco dos bancos”.

a) Banco Central doBrasil.

b) Banco doBrasil.

c) CaixaEconômica Federal.

d) NossaCaixa.

3. _________________________é uma autarquia federal, responsável pela normatização e fiscalização do mercado de valores mobiliários emitidos por sociedades anônimas que negociem seus títulos com o público.

a) Comissão de ValoresImobiliários.

b) Comissão de ValoresMobiliários.

c) Banco Central doBrasil.

d) ConselhoNacional de SegurosPrivados

4. De acordo com a Lei n.º 4.595, de 31/12/1964 (Sistema Financeiro Nacional), o Conselho Monetário Nacional terá como presidente:

a) o Ministro de Estado da Fazenda.

b) o Presidente do Banco do Brasil S.A..

c) o Presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico.

d) um dos membros nomeados pelo Presidente da República.

e) oMinistro da Economia.

5. De acordo com a Lei nº 4.728/65 (Disciplina o mercado de capitais e estabelece medidas para o seu desenvolvimento), assinale a alternativa correta.

a) Compete ao Banco Central registrar títulos e valores mobiliários para efeito de sua negociação nas Bolsas de Valores.

b) Os mercados financeiro e de capitais serão disciplinados pelo Banco Central da República do Brasil e fiscalizados pelo Conselho Monetário Nacional.

c) Compete ao Conselho Monetário Nacional registrar as emissões de títulos ou valores mobiliários a serem distribuídos no mercado de capitais.

d) Compete ao Banco do Brasil S.A. e à Caixa Econômica Federal, autorizar a constituição e fiscalizar o funcionamento das Bolsas de Valores.

e) As Bolsas de Valores operam sob supervisão do Banco do Brasil S.A. e mediante regulamentação da Caixa Econômica Federal.

6. De acordo com a Lei n.º 6.385/76 (Mercado de Valores Mobiliários), acerca das características da Comissão de Valores Mobiliários, assinale a alternativa correta.

a) É um órgão administrativo vinculado ao Banco Central.

b) Nãopossuipersonalidadejurídica.

c) É subordinada hierarquicamente ao Banco Central.

d) Não é dotada de autonomia financeira e orçamentária.

e) É uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda.

7. O SFN tem como objetivo a intermediação de recursos entre os agentes econômicos (pessoas, empresas e governo). Compõem esse sistema instituições, órgãos e entidades em uma complexa rede de relacionamentos que envolvem a normatização, a supervisão e a operacionalização. Com referênciaaesseassunto, julgueositensseguintes.

a) Sempre que for necessário, competirá ao CMN limitar as taxas de juros, de maneira a assegurar taxas favorecidas aos financiamentos que se destinem a promover, entre outros, investimentos indispensáveis às atividades agropecuárias.

( ) Certo

( ) Errado

b) O CMN é autarquia supervisora máxima do SFN e tem por finalidade formular a política da moeda e do crédito, com o objetivo de estabilizar a moeda e o desenvolvimento econômico e social do país.

( ) Certo

( ) Errado

8. As reformas de 1964 introduzidas no SFN, cujo modelo foi inspirado pelo sistema norte-americano, priorizavam a especialização das instituições. No entanto, ao longo do tempo, surgiram os grandes conglomerados financeiros, incorporando atividades antes restritas aos agentes especializados. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

a) A Caixa Econômica Federal e as cooperativas de crédito integram o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo e o Sistema Financeiro da Habitação.

( ) Certo

( ) Errado

9. As instituições financeiras têm ofertado produtos e serviços para atender novas demandas conjunturais e sociais, os quais devem visar ao equilíbrio entre o retorno e o risco. Com relação aos produtos e serviços financeiros, julgue o item que se segue.

a) Os depósitos a prazo (CDB e RDB) e as letras de câmbio são produtos típicos dos bancos de investimentos e das sociedades de crédito, financiamento e investimento, respectivamente.

( ) Certo

( ) Errado

10. Assinale a alternativa incorreta. As normas consubstanciadas no COSIF têm por objetivo:

a. uniformizar os registros contábeis dos atos e fatos administrativos.

b. provocar a redução das taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras.

c. racionalizar a utilização de contas.

d. possibilitar o acompanhamento do sistema financeiro, bem como a análise,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com