TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS PROPOSTAS

Tese: RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS PROPOSTAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 5

RESPOSTAS DAS QUESTÕES PROPOSTAS

1) Faça uma pesquisa sobre as principais características da Lei da Oferta e da Demanda.

As leis da oferta e da demanda de um produto são relações econômicas indicadoras, respectivamente, dos comportamentos de consumidores e produtores desse bem. Pensando dessa forma nenhum mercado é completamente perfeito para se chegar ao equilíbrio da Lei de Oferta e Demanda, onde compradores e vendedores interagem entre si, buscando seu próprio equilíbrio.

2) Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que podem influenciara demanda.

A demanda é influenciada pelo preço, desejos e necessidades dos compradores, a renda, existência de bens substitutos ou complementares, entre outros.

3) Faça uma pesquisa sobre quais são os itens do mercado que influenciam a oferta.

A oferta depende também do preço, da disponibilidade dos vendedores e a procura pelos produtos.

4) Comente sobre o “Equilíbrio de Mercado”.

O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela demanda e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exatamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo "equilíbrio" é utilizado porque numa situação como a descrita não existem, quaisquer incentivos para aumentar ou descer o preço

desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes.

5) Procure informações sobre o Tema “Gestão do conhecimento” dos autores Nonaka & Takeuchi. Quais as principais características da “Gestão do Conhecimento”?

Entende se que Gestão do Conhecimento (GC) é um conjunto de práticas que procuram gerenciar as circunstâncias que o conhecimento precisa para prosperar na organização. Segundo Nonaka & Takeuchi, a Gestão do conhecimento, portanto, teria como principal característica à aquisição e a transferência do conhecimento pessoal do trabalhador (tácito) e do conhecimento declarativo (explícito) num processo de transformação interativa e em espiral. Logo, o conhecimento deve ser articulado e então internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa. A espiral começa novamente depois de ter sido completada, porém em patamares cada vez mais elevados, ampliando assim a aplicação do conhecimento em outras áreas da organização.

6) Com relação a “Gestão do conhecimento” proposta pelos autores Nonaka & Takeuchi, qual a definição de do “Conhecimento Tácito” e de “Conhecimento Explicito”?

Eles exemplificam que o conhecimento advindo da experiência tende a ser tácito, físico e subjetivo, e que o conhecimento da racionalidade tem propensão a ser explícito, metafísico e objetivo. O conhecimento explícito é aquele formal e sistemático, expresso por números e palavras,

facilmente comunicado e compartilhado em dados, informações e modelos.É, portanto, teorizado, abstrato e baseado na racionalidade. Pode ser processado, armazenado e transmitido em textos, livros, apostilas e por computadores. Em seus primeiros passos, a Gestão do Conhecimento tinha forte ênfase na informática, daí a preocupação de posicionar cada um dos tipos de conhecimento em relação aos computadores. Já o conhecimento tácito é pessoal e complexo, oriundo da experiência e tem uma dimensão contextual. Certamente a visão de mundo, insights e intuição estão nesta categoria de conhecimento.

Em geral, é desenvolvido e interiorizado pelo conhecedor, um especialista, por exemplo, ao longo de muito tempo de aprendizado, estando, de tal forma, enraizado na mente de seu possuidor, que se torna difícil separar as regras desse conhecimento do seu modo de agir e de se comportar.

7) Qual o significado de “ Internalização”, “Externalização”, “Socialização” e “Combinação” .

Internalização: processo que ocorre a conversão do conhecimento explícito em tácito, caracterizando-se pelo “aprender fazendo”. A verbalização e a diagramação sob a forma de documentos, manuais ou histórias orais relatando as experiências dos indivíduos são práticas de extrema relevância para a internalização. Após este processo o novo conhecimento deve ser socializado com outros colaboradores (na forma de conhecimento tácito) iniciando assim uma nova espiral da criação do conhecimento.

Externalização: representa o processo de transformação do conhecimento tácito em explícito sendo expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou diálogos. O conhecimento decorrente da externalização e torna-se facilmente transmissível e articulo geralmente construído a partir de palavras ou números. A externalização é a chave para a criação do conhecimento, pois cria modelos novos e explícitos a partir do conhecimento tácito.

Socialização: é o processo no qual as experiências baseadas em modelos mentais ou habilidades pessoais são compartilhadas para criação de novos conhecimentos tácitos. Pode ser representado através de técnicas de observação, imitação e práticas de relacionamento entre aprendizes e mestres.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com