TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexo Inato

Pesquisas Acadêmicas: Reflexo Inato. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  3.703 Palavras (15 Páginas)  •  1.624 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO ANALISE DO COMPORTAMENTO

Base de estudo: Moreira, M.B. e Medeiros, C.A. (2008). Princípios Básicos de Análise do Comportamento. Porto Alegre: Artmed.

Cap. 1 Reflexo Inato

Estimulo (S) : Qualquer alteração no ambiente ou em parte do ambiente que produza uma mudança no organismo.

Resposta (R) : Qualquer alteração no organismo produzida por uma alteração no ambiente (estímulo).

Reflexo: Relação entre um estímulo específico e uma resposta específica, em que o estímulo elicia a resposta.

Representado por:

S R

A seta demonstra relação entre S e R.

Reflexo Inato: comportamento apresentado pelo organismo, sem a necessidade de aprendizado, desenvolvido ao longo da história filogenética de cada espécie. Importante para início da interação com o ambiente e para sobrevivência. Ex, se recém nascidos precisassem aprender a sucção para mamar sua chance de sobrevivência seria menor.

Intensidade do estímulo: Quantidade de Estímulo apresentado. Pode ser medido em milimitros, graus Celsius, gramas, volts etc.

Magnitude da resposta: Força de uma determinada Resposta. Medido pela quantia da resposta apresentada em força, dilatação etc.

Leis, ou propriedades, do Reflexo (relações constantes entre S e R)

Lei da intensidade-magnitude: A intensidade do estímulo é diretamento porporcional à magnitude da resposta, ou seja, quanto maior a intensidade do S maior será a magnitude da R.

Lei do Limiar: Para todo reflexo existe uma intensidade minima do estímulo necessário para que a resposta seja eliciada. Valores abaixo do limiar não eliciam respostas.

Lei da latência: Tempo decorrido entre apresentação do S e a ocorrencia da R. Quanto maior a intensidade do S, menor é a latência da apresentação da resposta, ou seja, quanto maior o S mais rápido a R ocorre. E quanto maior a intensidade do S maior a duração da R.

Efeitos de eliciações sucessidas da Resposta

Habituação: Quanto maior a exposição a um S a magnitude da R tende a diminuir (ex, musicas altas em uma balada, a pessoa passa a se ‘acostumar’ com o barulho).

Potenciação: Quanto maior a exposição a um S maior a magnitude da R (ex, situações irritantes, uma pessoa cutucando a outra por um longo período).

Reflexos e emoções

Nascemos preparados para ter determinadas respostas emocionais quando expostos a determinados estimulos. Boa parte daquilo que consideramos emoção diz respeito a fisiologia do organismo, e essas respostas fisiologicas são importantes para sobrevivencia (ex, sentir medo de algo e tentar sair da situação, maior probabilidade de sair com vida).

Cap. 2 O reflexo aprendido: Condicionamento Pavloviano

Além do comportamento inato desenvolvido ao longo da história filogenética, cada espécie desenvolveu a capacidade de aprender novos reflexos. Esta caracteristica de reagir de forma diferente a novos estímulos também é importante para sobrevivência das espécies, devido a mudanças constantes que acontecem no ambiente.

Ivan P. Pavlov: Fisiologista russo que estudava reflexos inatos, descobriu acidentalmente que outros estímulos também eliciavam respostas. Em seu experimento Pavlov estudava o reflexo de salivação ao apresentar comida para cães, após apresentar a comida junto com o som de uma sineta várias vezes os cães passaram a salivar apenas com o som da sineta.

Condicionamento Pavloviano: É a forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, a eliciar resposta reflexa.

Estímulo Neutro (NS): Estímulo que a princípio não elicia uma resposta, pois ainda não foi aprendida, este estímulo será condicionado.

Estímulo Incondicionado (US): Estímulo que elicia a resposta incondicionada, que não precisa ser aprendida, é inata.

Respota Incondicionada (UR): Resposta reflexa a um estímulo incondicionado, não precisa ser aprendida.

Resposta Condicionada (CR) : Resposta eliciada pelo estímulo condicionado.

Comportamento respondente: o mesmo que comportamento reflexo ( S R)

Representação do condicionamento Pavloviano:

(1) Antes do condicionamento (reflexo incondicionado - inato)

NS (som da sineta) Não há resposta

US (alimento) UR (salivação)

(2) Durante o condicionamento (reflexo incondicionado - inato)

NS (som da sineta) + US (comida) UR ( salivação)

Emparelhamento

(3) Depois do condicionamento (reflexo aprendido ou condicionado)

CS (som da sineta) CR (salivação eliciada pelo som da sineta)

Nota-se que CS é o mesmo que NS nomeados de forma diferente para indicar sua função com relação a resposta salivar (incondicionada na situação 1 e 2 e condicionada na situação 3).

Condicionamento Pavloviano e emoções: John Watson (1920) realizou experimentos para relacionar o Condicionamento Pavloviano com as emoções. O objetivo era verificar a possibilidade de aprendizado de novas emoções. Em seu experimento Watson observou que um bebê (Albert) aprendeu a ter medo de ratos após o emparelhamento da apresentação do animal junto com um som que provocava medo no bebê.

Generalização Respondente: Estímulos parecidos fisicamente com o estímulo previamente condicionado (aprendido) podem passar a eliciar respostas condicionadas (Ex, ser atacado por um cachorro de determinada raça, passa a ter medo de todos cachorros).

Gradiente de generalização: A magnitude da resposta eliciada por uma generalização respondente é diretamente proporcional ao grau de semelhança entre os estimulos em questão, ou seja, quanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com