TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexo Inato

Pesquisas Acadêmicas: Reflexo Inato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2014  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  1.299 Visualizações

Página 1 de 5

O REFLEXO INATO

Comportamentos reflexos inatos: exemplos = quando o médico bate o martelo no joelho de um paciente, o músculo da coxa contrai-se (você dá um chute no ar); quando a luz incide sobre sua pupila, ela se contrai; a sucção do bebe, etcs..

O que há em comum nesses exemplos: há sempre um alteração no ambiente que produz um alteração no organismo (no corpo do indivíduo)

Todas espécies animais apresentam comportamentos reflexos inatos.

Esses reflexos : são uma preparação mínima que os organismos tem para começar a interagir com seu ambiente e para ter chances de sobreviver.

Repertório comportamental : comportamentos de um organismo ,de animais humanos e não humanos, desde o seu nascimento (até mesmo na vida intra-uterina), por isso são chamados reflexos inatos.

Reflexo: * no cotidiano termo usado como sinônimo de resposta, aquilo que o organismo fez; ***em psicologia ( no conceito comportamento reflexo) o termo reflexo se refere a uma relação entre o que o individuo fez e o que aconteceu antes de ele fazer.

Portanto, reflexo ( em psicologia)= uma relação entre estímulo e resposta, é um tipo de interação entre o organismo e seu ambiente.

Reflexo, estímulo e resposta

Comportamento reflexo:

** Estímulo: é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente

**Resposta : é uma mudança no organismo

**Reflexo: relações entre estímulo e resposta que especificam que determinada mudança no ambiente produz determinada mudança no organismo.

Reflexo; éuma relação entre estímulo e resposta na qual o estímulo elicia a resposta.

Símbolos da interação organismo-ambiente;

S (estímulo) R (resposta) “seta” ( relação entre estímulo e resposta)

Quando a análise comportamental envolve dois ou mais reflexos, é comum haver índices nos estímulos ( S1, S2, S3) e nas respostas ( R1, R2, R3)

Representação do reflexo patelar :

Onde S é o estímulo (batida de martelo no joelho) e R é a resposta (flexão da perna) . A seta significa que o estímulo produz (elicia) a resposta.

Intensidade do estímulo e magnitude da resposta

Intensidade e magnitude: referem-se ao “quanto “ de estímulo e ao “quanto” de resposta. ( ou , como dito no cotidiano, a força do estímulo e a força da resposta)

Exemplo de comportamento reflexo: Quando entramos numa sala muito quente começamos a suar.

** O estímulo (calor =temperatura). A intensidade do estímulo pode ser medida em graus Celsius – 25° , 40°

**A resposta (ato de suar). A magnitude da resposta pode ser medida pela quantidade de suor produzido – 10 mililitros, 20 mililitros.

A prender a medir o comportamento é importante para o psicólogo.

(no cotidiano, mesmo independente de nossa vontade estamos sempre fazendo referência, mesmo implicitamente, a medidas de comportamento-“ você ficou com muito medo naquela hora? “ “o que você mais gosta, maça ou pêra?”- muito, mais..)

Leis (ou propriedades do) reflexo

Vários pesquisadores estudaram os reflexos inatos de humanos e não humanos,buscando compreender melhor esses comportamentos e identificar suas características principais e seus padrões de ocorrência.

Os cientistas buscaram identificar relações constantes entre os estímulos e as respostas por eles eliciadas, que ocorressem da mesma forma nas mais diversas espécies.

Essas constâncias nas relações entre estímulos e respostas são chamadas leis (ou propriedades) dos reflexos.

Lei da Intensidade-magnitude

Esta lei estabelece que a intensidade do estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude da resposta . Ou seja, quanto maior a intensidade do estímulo, maior a magnitude da resposta. Ex. quanto mais alto o barulho, maior o susto.

Lei do Limiar

Esta lei estabelece que, para todo reflexo, existe uma intensidade mínima do estímulo para que a resposta seja eliciada

Exemplo: um choque elétrico é um estímulo que elicia a resposta de contração muscular. Segundo a lei do limiar existe uma intensidade mínima do choque (de 5 a 10 –valor fictício para exemplo, e o valor do limiar é individual) que é necessária para que a resposta de contração muscular ocorra. Essa faixa de valores no exemplo-5 a 10 volts é chamada limiar.

Portanto, valores abaixo do limiar não eliciam respostas e valores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com