TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às perguntas sobre psicologia

Ensaio: Respostas às perguntas sobre psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  Ensaio  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

01) Qual a principal diferença entre o senso comum e a ciência? O senso comum satisfaz-se com o imediato e o aparente e submete o conhecimento adquirido (através da observação ocasional) a superstições, fé, dogmas. E a ciência constrói a sua realidade com base na observação sistemática através de instrumentos, fatos, na experimentação (testa todos os fatos e tenta comprová-los) e sobretudo na razão.

A ciência é objetiva (baseia-se em fatos, e é reversível), é racional.

02) Diante do exposto até agora, como você definiria a Psicologia? O estudo da natureza humana é realizado desde a Antiguidade por pensadores, filósofos e teólogos, porém, esses estudos confundiam-se com a Filosofia. Sócrates, Platão e Aristóteles foram os precursores da investigação da alma humana. A Psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social.

03) Cite exemplos do cotidiano que seriam considerados do senso comum.

A) Quando se está com o intestino preguiçoso e a vizinha diz que ameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que se faz? Corre para casa e se empanturra de ameixa e mamão. Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural.

B) Quando alguém reclama de dores no fígado, esta pessoa pode fazer um chá de boldo que já era usada pelos avós de nossos avós, sem no entanto conhecer o princípio activo (substância química responsável pela cura) das folhas e seu efeito nas doenças epáticas.

04) Você viu que existem a Psicologia científica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do senso comum, cite situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa Psicologia.

Ex. O feirante: ele usa naturalmente a psicologia “ de senso comum” para vender seus produtos; elaborando frases chamativas, para atrair a tenção de seus clientes, e isso vai passando muitas vezes de geração em geração, seguindo sempre o mesmo padrão.

Ex. A mãe: Seu filho chega em casa aflito após presenciar um atropelamento de um animal, sua mãe o acalma com um copo de água com açúcar e diz: respira fundo, isso vai acalma-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com