TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SABER QYEM E

Artigo: SABER QYEM E. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

adulta, embora exames mais detalhados possam relevar seu uso em condições especificas. Uma dela e o reflexo do mergulho.

As focas, as baleias e muitas outras criaturas, que vivem a mergulhar por alimento, apresentam profundas alterações respiratórias e circulatórias, durante um mergulho. Essas alterações incluem a bradicardia vagal, apnéa e intensa vaso-constrição dos vasos sanguíneos e dos músculos, dos rins e do sistema esplânico. Esse reflexo e ativado em maior intensidade, pela imersão, em água fria, da área da face inervada pelo nervo trigêmio. Ele, efetivamente, transformou a circulação do animal em um circuito coração-emcefalo. Esse reflexo esta presente nos humanos, mas em menor grau . em nós, a imersão da face em água fria pode reduzir a redução de 20 % da freqüência cardíaca e redução de 50 % do fluxo sanguineos musculares.Em animais que mergulham, esse reflexo é suficientemente potente, para permitir alterações dos níveis sanguíneos de oxigênio e do dióxido de carbono, que seriam fatais nos humanos.

Os quimioreceptores periféricos são importantes para o reflexo do mergulho. Quando se prende a respiração na superfície (isto é, sem o reflexo do mergulho), eles são estimulados pela falta de oxigênio e pele excesso de dióxido de carbono, para, por mecanismos reflexos, provocar hiperventilação é suprimida, mas a bradicardia e a vaso constrição são conservadas.

O papel do reflexo do mergulho nos humanos adultos é, praticamente, o mesmo dos animais que mergulhão – embora, nitidamente, sem qualquer eficiência em nós. Também poderia proteger contra a inalação de líquidos e vapores nocivos, visto que receptores trigeminais, nas passagens nasais, na faringe e na laringe, produzem todas as respostas semelhantes as d reflexo do mergulho. Durante o nascimento, esse reflexo pode inibir a inalação de liquido contaminado e de muco.

...

Baixar como  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »