TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENSOPERCEPÇÃO

Resenha: SENSOPERCEPÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2012  •  Resenha  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 4

SENSOPERCEPÇÃO

Edison Vitalino dos Santos

A sensação é o ponto de partida para todo ato de perceber. Sob a forma de sensações nossa sensibilidade transporta à esfera consciente as impressões que nos chegam. Para que a percepção se dê é necessário que o estímulo seja dotado de certa carga afetiva potencial. A partir do ato perceptivo são criadas imagens representativas mentais do objeto.

I. FENOMENOLOGIA DO ATO PERCEPTIVO

A sensação (sensibilidade), matéria prima do ato perceptivo, pode ser dividida em:

- sensibilidade externa: consciência do objeto;

- sensibilidade interna: consciência visceral;

- sensibilidade geral: superficial e profunda (refere-se ao sistema osteomuscular e labirinto);

- sensibilidade especial: relacionada aos órgãos dos sentidos.

II. MODALIDADES DE IMAGENS MENTAIS

1. IMAGEM PERCEPTIVA REAL: possui nitidez (imagem clara e bem delimitada), corporeidade (imagem viva, corpórea), estabilidade ( a imagem é fixa) ; extrojeção (o objeto da imagem está fora dos limites do eu) e ininfluenciabilidade voluntária (a imagem não se modifica pela vontade).

2. IMAGEM PÓS-SENSORIAL OU ECO SENSORIAL: - imagem resultante persiste após um estímulo intenso (como acontece quando se olha para o sol e se fecha os olhos).

3. IMAGEM REPRESENTATIVA OU MNÊMICA:- determinada imagem sensorial vivida na memória (introjeção), sem que o objeto esteja presente e por isso possuindo características inversas da imagem perceptiva real.

4. IMAGEM FANTÁSTICA OU FABULATÓRIA: criação da livre atividade imaginativa.

5. IMAGEM ONÍRICA: ocorre nos sonhos (imagem mnêmica e fantástica).

Características: plasticidade, mobilidade, introjeção, ilogismo, intemporalidade.

III. ALTERAÇÕES QUANTITATIVAS DA SENSOPERCEPÇÃO

AGNOSIA: o indivíduo não consegue identificar as impressões sensoriais que recebe.

ANESTESIA: ausência de percepção.

HIPERESTESIA: estímulos captados de forma exagerada.

HIPOESTESIA: estímulos captados de forma diminuída.

IV. ALTERAÇÕES QUALITATIVAS

1. TROCA: mudança de uma sensação comum por outra, em geral desagradável. Cacosmia (odor fétido para perfumes agradáveis); parageusia (paladar fétido para alimentos saudáveis); acantesia (dor para alimentos banais).

2. SINESTESIA: troca da qualidade sensorial por outra. Ver sons ou ouvir cores.

3. DESREALIZAÇÃO: estranheza em relação ao mundo.

4. DESPERSONALIZAÇÃO: estranheza de si próprio.

5. FALSAS PERCEPÇÕES:

a. PAREIDOLIAS: percepções fantásticas em um objeto real (imagens de animais quando se olha para as nuvens, mas o observador sabe que o objeto observado é uma nuvem);

b. ILUSÕES: percepções deformadas do objeto real momentaneamente aceita pelo juízo de realidade.

c. ALUCINAÇÕES: aparecimento de uma imagem na consciência sem um objeto real (imagem alucinatória), com as características de uma imagem perceptiva real e por isso aceita pelo juízo de realidade:

- Alucinações Visuais: podem ser elementares (fagulhas, clarões), diferenciadas (figuras, visões), lilipudianas (diminuídas) e guliverianas (gigantes);

- Alucinações auditivas: são as mais comuns, podem ser elementares (zumbidos, estalidos) e diferenciadas (vozes). Na esquizofrenia as vozes se dirigem ao paciente (primeira pessoa) e na alucinose alcoólica falam dele (terceira pessoa).

- Alucinações olfativas e gustativas: são raras e quase sempre associadas, consistem em cheiros desagradáveis (gás, lixo, animais mortos).

- Alucinações táteis: formigamento, picadas, queimaduras, animais repugnantes, relacionadas ao uso de cocaína e anfetaminas.

- Alucinações cenestésicas: relacionadas a sensibilidade visceral. Por exemplo, o paciente diz que seu intestino está amolecendo e apodrecendo.

- Alucinações sinestésicas: fusão e troca de duas imagens de qualidades sensoriais diferentes. Por exemplo, ver a cor do som.

- Alucinações cinestésicas: relacionada aos movimentos.

- Alucinações hipnagógicas (ocorre ao adormecer) e hipnopômpicas (ao acordar). Não significam doença, pois podem ocorrer em indivíduos sem doenças psiquiátricas.

d. PSEUDO-ALUCINAÇÕES: não possui projeção no espaço e nem corporeidade. Surge como vozes internas ou imagens internas e podem ocorrer nas mesmas situações das alucinações.

e. ALUCINOSES: possuem projeção no espaço externo e ocorre certa estranheza do paciente quando ao fenômeno perceptivo ocorrido, podem surgir no rebaixamento do nível de consciência e em lesões pedunculares e occipitais, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com