TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE ATENÇÃO

Trabalho Escolar: SOBRE ATENÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  2.290 Palavras (10 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 10

O QUE É ATENÇÃO?

Atenção é um processo de cognição pelo qual o nosso intelecto foca em selecionar os estímulos, estabelecendo relação entre eles. A todo instante recebemos estímulos que provém dessa diversas fontes, porém só atendemos a alguns deles, pois não seria possível e necessário responder a todos. É um processo crucial em determinadas áreas, como na educação, já que se exige, por exemplo, a um aluno que preste atenção às matérias ensinadas pelo professor, ignorando estímulos visuais, sonoros ou outros, como o que se está a passar fora da sala de aula. Além da atenção concentrada, em que se seleciona e processa apenas um estímulo, também pode existir atenção dividida, em que são selecionados e processados diversos estímulos simultaneamente - como quando se conduz um automóvel e se ouvem as notícias do rádio simultaneamente.

Para que a atenção atue são necessários três fatores básicos:

Fator fisiológico, onde depende de condições neurológicas e também da situação contextual em que o indivíduo se encontra;

Fator motivacional: depende da forma como o estímulo se apresenta e provoca interesse;

Concentração: depende do grau de solicitação e atuação do estímulo, levando a uma melhor focalização da fonte de estímulo.

Quanto a fonte de estímulo podemos ter estímulo visual, auditivo e sinestésico.

A atenção é geralmente definida como nossa habilidade de seletivamente focar em uma coisa, ideia ou tarefa enquanto filtramos as outras distrações. Outra forma de descrever a atenção é concentração seletiva. Atenção é a função do nosso cérebro que aloca corretamente nossos recursos de processamento. A atenção pode ser:

Atenção concentrada: A atenção concentrada é comumente descrita como atentividade. É a nossa habilidade de se concentrar em uma coisa enquanto excluímos outras coisas à nossa volta. Exemplos reais disso são quando estamos estudando ou dirigindo.

Atenção sustentada: Nossa habilidade de manter uma resposta estável durante uma atividade incessante e repetitiva é descrita como atenção sustentada. Também é definida como a habilidade de concentrar em uma tarefa por um período de tempo contínuo sem ser distraído, como por exemplo, se manter atento durante uma longa reunião.

Atenção seletiva: Quando você consegue “selecionar” em que você presta atenção, você está usando sua atenção seletiva. Ela se refere ao ato consciente de concentrar a atenção, em outras palavras, sua habilidade de evitar distrações de estímulos tanto externos (por ex., barulhos) quanto internos (por ex., pensamentos). Um bom exemplo de atenção seletiva é conseguir se concentrar na voz do seu amigo numa sala lotada e barulhenta.

Atenção alternada: quando você muda o foco da sua atenção ou alterna entre diferentes tarefas que tenham diferentes níveis de exigência de compreensão, você está praticando atenção alternada. Um exemplo de atenção alternada é ler uma receita (aprender) e depois a executar (fazer).

Atenção dividida: Muitos já estão familiarizada com o termo atenção dividida, também conhecida como multitarefa (multitasking), que é nossa habilidade de responder simultaneamente a múltiplas tarefas. Quando nós somos capazes de processar duas ou mais respostas ou reagir a duas ou mais demandas diferentes simultaneamente, nós utilizamos nossa atenção dividida. Existe uma abundância de exemplos cotidianos para ilustrar a atenção dividida: verificar e-mails enquanto participa de uma reunião, conversando com convidados enquanto cozinha, e assim por diante.

Como qualquer uma das nossas habilidades cognitivas, nossa atenção melhora com a prática. Desenvolver nossa atenção nos ajuda a processar mais informações eficientemente. Se a memória controla o balde onde nossos pensamentos são armazenados, então a atenção é a mangueira que enche o balde.

Treinamento cerebral ajuda a fortalecer nossa concentração através de exercícios desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

Uma coisa de cada vez:

Não é por causa da internet ou da vida moderna: mesmo na natureza há mais informações ao nosso redor do que conseguimos assimilar. Na prática, nosso comportamento é guiado a cada instante por uma coisa só: um alvo só, sobre o qual os esforços de processamento cognitivo se concentram. Esse alvo da vez é o foco da atenção, e a atenção é o processo que permite que tudo o que diz respeito a esse alvo seja detectado e processado mais rapidamente e com mais fidelidade, à custa do processamento de tudo o que está ao redor. Como resultado, a atenção facilita o processamento do que está em seu foco, enquanto reduz o processamento dos distratores (ou seja, de tudo o que não está no foco da atenção).

NO QUE PRESTAMOS ATENÇÃO?

A todo instante em que estamos acordados, o cérebro tem sua atenção focada em algum lugar - fora ou dentro dele, quer dizer que, mesmo quando você está "distraído", está prestando atenção em alguma coisa provavelmente em algum pensamento momentâneo.

Estímulos sensoriais estão constantemente presentes. Dentre eles, tende a conquistar a atenção, ou seja, a ganhar a competição por processamento preferencial - aquele que, no momento, for o maior, o mais forte, o de maior contraste, o que destoa dos outros, o que foge à ordem, o que se move, o que aparece ou some subitamente, o mais inesperado, o novo. Esse estímulo promove um redirecionamento automático do foco da atenção.

No entanto, havendo objetivos internos que direcionem o foco da atenção sobre um objeto específico (sensação, ação ou pensamento), a tendência ao redirecionamento automático da atenção pode ser sobrepujada: o resultado é o que chamamos de direcionamento voluntário da atenção, que depende de objetivos internos.

No que prestamos atenção a cada instante é resultado, portanto, da competição entre esses mecanismos automáticos e voluntários de atenção.

ESTRUTURAS ENVOLVIDAS:

Ainda não temos um entendimento completo do que é a atenção ou como ela acontece. É sabido, no entanto, que ela envolve modificações na maneira como as variadas regiões do cérebro processam as informações que recebem, provavelmente envolvendo a sincronização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com