TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensaçao E Percepçao

Exames: Sensaçao E Percepçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Capitulo 6

Sensação e Percepção

Sensação, estímulos captados do ambiente por meio dos aparelhos sensoriais que são codificados como sinais neurais

Obs.: além dos cinco sentidos tradicionais (visão, audição, tato, paladar e olfato), também dispomos de outros sentidos, tais como: propriocepção e cinestesia, que nos indicam a posição e a aceleração relativa do nosso corpo; termocepção, relativo à

temperatura; nocicepção, relativo à dor; etc.

A percepção é o processo que envolve a seleção, a organização e a interpretação das informações captadas pelos sentidos.

A maneira como nossa mente (experiências, expectativas, estado emocional, etc) influenciam a captação e o processamento das informações captadas pelos órgãos sensoriais (top-dow). Quando é feita a análise partindo da captação do estímulo (bottom-up)

Primeiro vem a sensação, que é a captação do estímulos e depois a percepção, que é o processamento da informação.

Nosso limiar absoluto aponta para o limite de nossa percepção a um determinado estímulo sensorial em 50% das vezes, ou seja, deixaremos de detectar o estímulo na metade do tempo, mas na outra metade somos capazes de detectá-lo. Durante algum tempo foi explorada a capacidade de persuasão por meio de estímulos que permanecessem abaixo do limiar absoluto, passando desapercebidos para a maioria

das pessoas na maior parte do tempo. Enquanto podemos, em certas situações, ser influenciados pela estimulação subliminar de maneira sutil e fugaz, seus efeitos não são duradouros nem fortes o suficiente provocar grandes mudanças comportamentais ou cognitivas. Limiar diferencial é a menor diferença necessária para que uma pessoa seja

capaz de distinguir dois estímulos na metade das tentativas.

Lei de Weber é a proporção constante que aponta o limiar diferencial para um estímulo específico, ou seja, a relação entre a energia de um estímulo e a intensidade

a com que o mesmo é percebido. A redução de nossa sensibilidade para estímulos que não se modificam. Caso especialmente interessante é o dos olhos, que permanecem constantemente realizando movimentos imperceptíveis, que permitem a atualização daquilo que vemos.

Na visão, os sinais consistem em partículas de energia luminosa oriunda de uma fina porção do amplo espectro de radiação eletromagnética. Omatiz que percebemos em uma luz depende de seu comprimento de onda e seu brilho depende da intensidade.

Nossos ouvidos detectam essas mudanças na pressão do ar e as transformam em impulsos neurais que o cérebro decodifica como som. Ondas sonoras variam em frequência, que experimentamos como altura diferente e amplitude, que percebemos como volumes diferentes.

O sentido do tato na verdade consiste em vários sentidos – pressão, tepidez, frio e calor – que se combinam de forma a produzir outras sensações.

O paladar, um sentindo químico, é composto por cinco sensações básicas – doce, azedo, salgado, amargo e umami – e pelos aromas que interagem com a informação vinda das células receptoras das papilas gustativas.

O olfato é um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com