TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação

Por:   •  2/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 8

Percepção
Sensação e percepção são processos contínuos no nosso cotidiano onde a mente interpreta os sentidos que são detectados. Usamos o sentido top down onde levamos nossa atenção para o que definiria um significado á aquilo que estamos captando.

Temos dois limiares:

-Absoluto: Estimulação mínima para detectar um sentido; Variando com a idade e experiência.

-Limiar: Diferença mínima entre dois ou mais estímulos; Usando também a lei de Weber que aponta que para estímulos serem diferentes devem diferir em uma mínima constante.

A detecção de sinais depende do nosso estado psicológico; A teoria da detecção de sinais mostra quando vamos detectar sinais mais fracos. Pessoas reagem de forma diferente ao mesmo estimulo  e de acordo com devidas circunstâncias.

A adaptação sensorial tem nossa atenção em mudanças de informação ao nosso ambiente, assim como diminuir nossa sensibilidade a um estimulo constante.

Sob algumas condições podemos sim responder a estímulos fracos já que grande parte do nosso processamento ocorre de forma automática a nossa consciência.

Adaptação sensorial:
A redução de nossa sensibilidade para estímulos que não se modificam. Caso especialmente interessante é o dos olhos, que permanecem constantemente realizando movimentos imperceptíveis, que permitem a atualização daquilo que vemos.

Aparelhos Sensoriais:

Visão:
Trata-se captação e processamento da energia eletromagnética que flutua em intensidade e comprimento de onda de raios gama, refletida pelos objetos que nos cercam. O comprimento de onda determina a cor, e a intensidade é determinada pela quantidade de energia contida nas ondas luminosas.
O olho é um aparelho sensor de grande complexidade, formado pela córnea, que além de proteger o órgão também curvo e decompõe a luz; pela pupila, abertura pela qual a luz passa responsável por controlar a quantidade de luz que entra no olho e onde se dá o efeito de inversão da imagem (a imagem é projetada de cabeça para baixo na retina); o cristalino, que focaliza os raios luminosos na retina alterando sua curvatura em um processo chamado acomodação; a retina, uma camada de neurônios especializados em captar a luz, sendo que sua parte mais sensível se chama mácula (ou fóvea), zona de cor mais escura na retina pela alta concentração de células, com maior definição de cores e formas que nas regiões periféricas.
A acuidade visual é a precisão com que nossos olhos são capazes de captar os estímulos luminosos. Dentre as deficiências mais comuns nesta capacidade estão à miopia, responsável por um foco inadequado das imagens anterior à retina, e o astigmatismo, o oposto da miopia, aonde a imagem chega à retina sem que o foco adequado tenha sido feito.
O ponto cego - trata-se de uma zona desprovida de neurônios especializados na captação de estímulo luminoso.
A imagem então viaja até o córtex visual, no lobo occipital, onde começa a ser processada na busca de padrões, movimento, etc. À medida que avança para a direção frontal, a informação visual é distribuída por estruturas especializadas no lobo temporal e no lobo parietal, passando por um processamento cada vez mais complexo que não apenas reconstrói a imagem como também lhe dá significado em nível consciente.
A complexidade do sistema visual o torna ideal para ilustrar o processamento paralelo que se dá no cérebro: diversas informações são processadas de diversas formas de maneira simultânea, em níveis conscientes e inconscientes, que integram formas, significados, linguagem e sentidos.
A visão colorida é fruto de três tipos diferentes de cones especializados em diferentes comprimentos de onda, informação esta que posteriormente passa pelo processo oponente, onde as informações das cores captadas pelos cones são processadas aos pares, opostos. O fenômeno da constância da cor se dá pelo trabalho ativo do cérebro na percepção das cores, apresentando cores mesmo onde elas não deveriam mais estar evidentes, fenômeno semelhante se dá com o preenchimento do ponto cego da visão, por meio da informação periférica a tal ponto.

Visão de cores

A cor, como todos os aspectos da visão reside não no objeto, mas no teatro de nosso cérebro.

1ºteoria tricromática (três cores)-Young: retina três receptores para cores (verde, vermelho e azul) e quando estimulada combinadamente pode produzir percepção de qualquer cor.

2ºteoria do processo oponente: (vermelho x verde, branco x preto, azul x amarelo) possibilitam a visão de cores.

Pós-imagem: quando você fica olhando uma tela amarela depois muda pra branca e você enxerga azul (não rolou comigo)

Audição: altamente adaptada. De todos os sons ouvimos melhor aqueles cuja frequência tem a extensão correspondente à voz humana.

Sensibilidade a sons fracos.

Uma fração de segundo após alguém falar no telefone com você estimula-se

 Os receptores no ouvido, milhões de neurônios terão se coordenado de modo simultâneo para extrair as características essenciais, comparando-as a experiências passadas e identificando o estímulo.

A ENTRADA DO ESTÍMULO: ONDAS SONORAS

Ondas sonoras: são moléculas de ar que se empurram, umas se chocando contra a seguinte (ex: quando você joga uma pedra em um lago e vai fazendo aquelas ondinhas se expandindo em volta de onde você jogou a pedra).

 Ondas longas têm frequência e altura baixa e ondas curtas são altas

Decibéis: o limiar absoluto da audição é zero decibéis. (é como chama a medição do som)

O OUVIDO:

Como regra geral, se não pudermos falar mais alto que um determinado ruído, ele é potencialmente prejudicial (normalmente quando excedem os 100 decibéis).

Aquele zumbido que escutamos é o corpo avisando que você "tratou mal" nossas células ciliadas do ouvido.

Garotos adolescentes estouram os ouvidos mais que adultos e garotas.

Percepção do som

O cérebro identifica uma altura especifica, decodificando o local em que uma onda sonora, ou seja, sua frequência; Ondas sonoras alcançam ouvido antes e com mais intensidade do que outros, analisando minúsculas diferenças entre os sons e calcula a fonte do som. A perda auditiva é resultado de danos no sistema mecânico transmissor. Pela cinestesia assimilamos a posição e o movimento das partes do corpo associando tato, tepidez, frio e dor.

Paladar

Como se experimental o paladar?

Como o nosso tato, nosso sentido do paladar envolve diversas sensações básicas. Quando cientistas investigavam fibras do paladar encontraram um receptor para aquela que agora conhecemos como a aquinta é o sabor condimental e substancial do umami, mais reconhecido como o realçador do sabor gluta mate monossódico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com