TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepção

Monografias: Sensação E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

Sensação e Percepção

Ao longo dos anos, os psicólogos Gestalt forneceram demonstrações convincentes e descreveram princípios pelos quais organizamos nossas sensações e percepções.

“Sensação é o processo pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representam energia de estimulo do ambiente.”

Elas podem ser tanto externas ( Órgãos dos sentidos) ou sensoriais; Internas ou Orgânicas

( Fome,sede,sono,etc..)

Como por exemplo, na Excitação e Impressão: Na excitação à modificação das células dos órgãos sensoriais quando estão estimulados. Já na Impressão o fenômeno orgânico é realizado pelas fibras nervosas. E a sensação é o resultado dos processos anteriores (Excitação e Impressão),onde consiste em reconhecer qual o estimulo que produziu no individuo tal sensação. Interpretativo a sensação como sinal de um objeto exterior.

A percepção é a organização e interpretação que a sensação emite em nosso corpo.

“Segundo os Psicólogos da Gestalt” O cérebro faz mais do que registrar informações a respeito do mundo. A percepção não se resume a abrir a janela e deixar uma imagem ser impressa no cérebro. Constantemente se filtra informações sensoriais e percepções de maneiras que fazem sentido para nós. A mente faz diferença.”

Por fim, vimos que a sensação e percepção é um processo continuo. Onde a sensação recolhe as informações transmitidas em nosso corpo perante a um ambiente.

Processo Botton-Up ( de baixo para cima,analise sensorial) que se inicia com a introjeção do ocorrido(entrada),que são transmitidas para o cérebro.Ativando as áreas sensoriais do córtex,gerando sensações. E o processo de cima para baixo chamado de Top- Down, é a análise que flui do cérebro para o corpo,filtrando as informações através da experiência e das expectativas para produzir percepções.(Seleção,organização e interpretação das sensações.

Ou seja a percepção abrange a sensação mas inclui também o conhecimento do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com