TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepção

Trabalho Escolar: Sensação E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 3

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Sensação

O dia se resume em 24 horas e durante todo o tempo estamos rodeados de estímulos. Assim é a representação que fazemos a detecção de energia física, sendo conhecido como processo de sensação. Temos os receptores sensoriais, vivemos em um oceano de energias, porem somos limitados em alguns casos. Os estímulos mais sensíveis são aqueles que sentimos de longa distância, como por exemplo: vento.

Limiares absolutos são aqueles que precisamos de no mínimo 50% para poder detectar, como exemplo: luz, odor. A sensação de sinais podem nos enganar, principalmente se estamos "esperando uma ligação ou algum chamado”. O estimulo subliminar é literalmente abaixo do limiar, sem nossa ciência esses estímulos aparecem. Como exemplo fatos, imagens ou sons que deixamos registrado em nosso inconsciente. Adaptação sensorial é a sensação de se adaptar ao meio que está.

A Transdução sensorial é a conversão de um tipo de energia em outra. Como exemplo, nossa Visão, pulsos de energia eletromagnética são capitados e após todo o mecanismo dos olhos entrarem em ação temos a formação da imagem por completa.

De todos os nossos sentidos, a visão é a mais usada, porém, não podemos esquecer-nos do tato, paladar, olfato, audição. Todas com suas imensas características e de grande utilidade.

Nossa audição é muito adaptativa, ouvimos diversos tipos de sons, pelo som sabemos distinguir pessoas, tons musicais. A localização das nossas orelhas nos permite sentir o som em três dimensões. O Tato é essencial para nosso desenvolvimento, uma mistura de quatro sensações distintas, sendo elas: pressão, calor, frio e dor. A dor é uma forma de o nosso corpo nos dizer que algo está errado. O Paladar tem 5 sensações básicas, doce, salgado, amargo, azedo e umami.

Através das células receptoras gustativas conseguimos identificar cada uma dessas sensações. Olfato é um sentido químico. É muito primitivo e difícil de descrever. Após nosso nascimento já começamos a construir nossas referencias. Muito presente para evocar memórias e sentimentos. Devemos nos aprimorar cada vez mais na busca de novas experiências e conhecimentos que todos esses sentidos podem nos dar.

Percepção

Sem a sensação e estímulos não tem como termos a Percepção, que é o processo de organização de tudo que vemos e sentimos. Atenção seletiva é a capacidade que temos de atentar a somente uma voz, quando recebemos o som de muitas outras.

Tudo que nos chama atenção, recebe nossa total atenção. Ilusões perceptivas nos mostra como organizamos e interpretamos nossas sensações. Percepção de forma é o reconhecimento de objetos, distinto de seus arredores. As percepções têm o seu agrupamento como, proximidade, semelhança, boa continuidade, ligação e fechamento. Percepção da profundidade, objetos em três dimensões.

Já em percepção de movimento temos o fenômeno PHI, podemos usar como exemplo, luzes de natal. Constancia perceptiva nos permite perceber o objeto mesmo em uma constante distancia entre ele. Já em relação tamanho distancia, deduzimos o tamanho do objeto pela sua distancia. Adaptação perceptiva são informações visuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com