TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepção

Artigo: Sensação E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

A sensação pode ser definida como um fenômeno psicológico produzido pela ação de um órgão sensorial. A sensação é o resultado da transformação no cérebro de uma impressão originada de uma excitação provocada pelos objetos do mundo exterior. A sensação, no estudo puro, nos permite apreender qualidades, sensíveis e não coisas propriamente ditas. E, como raramente se encontra isolada, a sensação, quase sempre, representa antes o “resultado de uma abstração mental do que o fruto espontâneo de uma experiência psíquica.” Deve, por isso, ser considerada como elemento da percepção e como manifestação intuitiva mais simples da consciência.

Para que se realize o fenômeno da sensação são necessárias três condições fundamentais:

• Excitação: Ação de um excitante ou agente provocador sobre o órgão sensorial. Os excitantes podem ser: Mecânicos (choques, picadas, etc.), físicos (luz, som, calor, eletricidade, etc.) ou químicos (substâncias cáusticas, irritantes, etc.).

• Impressão: Modificações orgânicas que se processam nos órgãos sensoriais e que se transmitem por fibras nervosas aos centros cerebrais.

• Sensação: Estado de consciência resultante dos processos anteriores. A primeira condição é de natureza físico-química. Só podemos explicá-la pela física e pela química. A segunda é de natureza fisiológica. Sua explicação é privativa da biologia. Somente a terceira condição é de natureza psicológica.

Toda sensação é integrada pelos seguintes elementos:

• Um conhecimento: Apreensão de uma qualidade sensível.

• Um estado afetivo: Tonalidade agradável ou desagradável ligada a essa apreensão.

• Uma atividade: Movimentos realizados pelos órgãos sensoriais.

Classificação das sensações

A divisão clássica em cinco sentidos corresponde a noções incompletas sobre a natureza e a função dos órgãos sensoriais. Segundo Cuvillier, essa divisão é insuficiente, não só do ponto de vista anatômico, como do ponto de vista psicológico. Do ponto de vista anatômico, está estabelecido que o tato pode ser decomposto em 4 ou 5 sentidos elementares, tendo, cada um, seus órgãos receptores distintos. Do mesmo modo, o ouvido compreende dois órgãos sensoriais: a audição e o equilíbrio. Do ponto de vista psicológico, para a consciência, uma sensação de frio difere tanto de uma sensação de contato, quanto uma sensação visual de uma sensação auditiva.

Para as sensações auditivas, os ouvidos; para as sensações visuais, os olhos; para as sensações olfativas, a mucosa nasal; para as sensações gustativas, a língua; para as sensações táteis, térmicas e álgicas, terminações nervosas especiais; para as sensações estáticas ou de equilíbrio, os canais semicirculares do ouvido interno; para sensações sinestésicas ou de movimento, os nervos sensitivos dos músculos, das articulações dos membros e das cápsulas membranosas que os revestem. As sensações quinésicas ou de movimento nos informam sobre a posição dos membros e os movimentos que com eles executamos.

As excitações que impressionam os nossos sentidos podem provocar em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com