TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepção

Casos: Sensação E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 3

Questões capítulo 3 – Sensação e percepção

1. As pesquisas sobre a efetividade das percepções subliminares são inconsistentes. Quais as explicações para isso?

R: A percepção subliminar está abaixo do limiar. Conseguimos processar algumas informações, porém os estímulos são fracos demais para serem reconhecidos, causando apenas um efeito sutil e efêmero sobre o pensamento.

2. Quando estamos estudando ou lendo, frequentemente estamos bem cientes dos movimentos ao nosso lado. Por que é tão fácil percebê-los?

R: Essa percepção ocorre através da visão periférica ou tangencial, que consiste na capacidade do individuo de enxergar pontos a sua frente e ao redor do seu campo visual, ou seja, é aquela que se forma fora da mácula, na periferia da retina. Trata-se de uma visão pouco rica em detalhes, onde o individuo percebe a presença dos objetos e movimentos, mas nada nítido. Isso acontece porque a luz incide em nossos olhos somente de forma retilínea a frente dos nossos olhos e, o que está ao redor aparece desfocado.

3. Por que se obtém diferentes cores quando mistura luzes coloridas em comparação quando mistura tintas coloridas?

R: As cores são ondas eletromagnéticas que os nossos olhos conseguem enxergar. E as ondas podem ter freqüências diferentes, o que gera as várias tonalidades. O branco é a mistura de todas as freqüências. Quando misturamos luzes coloridas obtemos a cor branca. Mas uma tinta não é o mesmo que um facho de luz. Os pigmentos podem absorver ou refletir a luz. Uma tinta preta absorve todas as cores, causando o negrume. Já uma branca reflete todas.

4. O sabor é considerado a combinação do sentido do paladar com o sentido do olfato. Como se pode demonstrar a diferença entre sabor e gosto?

R: Gostos existem apenas cinco: doce, salgado, azedo, amargo e umami, que podem ser identificados pelo sentido do paladar. Já o sabor é uma mistura de sensações mais complexa, pois envolve outros sentidos. A sensação do gosto é identificada pelas papilas gustativas presentes na língua e em seguida é enviada ao cérebro. Em relação à percepção do sabor, além do sentido do paladar, outros sentidos são necessários. O sabor é a interação entre gosto e os outros sentidos, principalmente o olfato.

5. De que modo os fatores emocionais ou motivacionais afetam a intensidade da dor que sentimos?

R: A dor surge devido à associação das sensações de dor com um conjunto de fatores emocionais e motivacionais. As emoções negativas se referem às emoções que produzem uma experiência emocional desagradável, como a ansiedade, a raiva e a tristeza. As emoções negativas tendem a comprometer a saúde. Acredita-se, atualmente, que os transtornos psicossomáticos ou psicofisiológicos, como algumas dores de cabeça e das costas, entre tantas outras, podem ser produzidas por uma excessiva ativação das respostas fisiológicas do órgão ou sistema que sofre a lesão ou disfunção.

6. Como percebemos o movimento?

R: A percepção de movimento é um processo complicado que envolve informações visuais da retina e mensagens enviadas pelos músculos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com