TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepção

Dissertações: Sensação E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 4

Processos Psicológicos básicos I

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Professora: Ellen

Anápolis,2013.

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

1- o que são sensação e percepção? o que queremos dizer com o processamento BOTTON-UP e processamento TOP DOWN?

R: Sensação é o processo Fisiológico de ligação do organismo com o meio, através dos órgãos sensoriais, pelo qual nossos receptores sensoriais e o sistema nervoso recebem e representam energias de estimulo do ambiente; A percepção é o processo das configurações e interpretação dessas informações. Embora visualizemos a sensação e a percepção separadamente para analisá-las e discutí-las. O processamento BOTOON-UP consiste na analise sensorial que inicia no nível de entrada, com as informações fluindo dos receptores sensoriais do cérebro. O processamento TOP-DOWN é a analise que flui do cérebro para baixo filtrando a informação através da experiência e das expectativas para produzir percepções.

2- Qual é a função da adaptação sensorial?

R: a adaptação sensorial concentra nossa atenção em mudanças informativas no nosso ambiente.

3- O que é a energia que vemos como luz?

R:os sentidos recebem estimulação que é transformada em sinais neurais, na visão os sinais consistem em partículas de energia luminosa oriundas de uma fina porção do amplo espectro de radiação eletromagnética.

4- Como o olho transforma a energia luminosa em mensagens neurais?

R: Quando penetram no olho e são focalizadas pelo cristalino, as partículas de energia luminosa atingem a superfície interna do olho , a retina. Nesta, os bastonetes sensíveis a luz , e os cones sensíveis a cor, convertem a energia em impulsos neurais que depois de processados por células bipolares e ganglionares, são transmitidos através do nervo óptico até o cérebro.

5- Quais são as características das ondas de pressão do ar que ouvimos o som?

R: As ondas sonoras são faixas de ar comprimido e expandido. Nossos ouvidos detectam essas mudanças na pressão do ar e as transformam em impulsos neurais, que o cérebro decodifica como som. Ondas sonoras variam em freqüência, que experimentamos como alturas diferentes, e a amplitude, que percebemos como volumes diferentes.

6- Como localizamos o som?

R: As ondas sonoras alcançam um ouvido antes e com mais intensidade do que no outro. O cérebro analisa as minúsculas diferenças entre os sons recebidos por ambos ouvidos e calcula a fonte do som.

7- Quais são as causas comuns da perda auditiva, e porque os implantes cocleares são cercados de controvérsia?

R: A perda auditiva condutiva é resultante de danos ao sistema mecânico que transmite ondas sonoras para a cóclea. Já a perda auditiva neurossensorial advém de lesões às células ciliadas da cóclea ou aos nervos associados a elas. Doenças e acidentes podem provocar a perda auditiva, mas distúrbios relacionados a idade e exposição prolongada a ruídos altos são as causas mais comuns.

8- Como experimentamos o paladar?

R: Um sentido químico e composto por cinco sensações básicas: doce, azedo, salgado, amargo e umami, e pelos aromas que interagem com a informação vinda das células receptoras das papilas gustativas. A influência do olfato nesse sentido é um exemplo de interação sensorial, a capacidade que um sentido tem de influenciar no outro.

9- Como os psicólogos da gestalt compreendiam a organização perceptiva?

R:Eles buscavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com