TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação E Percepção

Artigos Científicos: Sensação E Percepção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo como meio, através dos órgãos sensoriais na transmissão de um influxo nervoso (corrente elétrica que percorre os nossos nervos) desde o órgão sensorial até aos centros de decodificação. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para receber. Assim, por exemplo, os olhos recebem estímulos luminosos, os ouvidos estímulos sonoros, etc. Os nossos sensores são assim, os órgãos dos sentidos que recebem e transmitem, mensagens bioquímicas sob a forma de conexão (espinal medula e encéfalo), desencadeiam uma resposta motora ou glandular.

Com efeito, a sensação consiste numa espécie de apresentação isolada das qualidades dos objetivos constituído a base da percepção , se bem que não se possa isolar dela. É, por conseguinte, a via através da qual entramos em contato com o meio e que está, portanto, na gênese do conhecimento, fornecendo-lhe os elementos imediatos e sensíveis que vão ser objetos de um processo de interpretação e organização a que chamamos de percepção.

A percepção é uma configuração e organização desses elementos que a nossa mente integra nas nossa experiências passadas, ligando e unificando-os, isto é, filtrando-os através dos fatores de significação que a linguagem e as referências culturais de cada um já criaram.

É assim que partindo de uma multiplicidade de informações presentes e passadas, a percepção se constitui como uma construção individual, e é por isso que este processo, dependendo, por um lado, dos mecanismos sensoriais e, por outro, das vivências individuais, permite construir uma visão da realidade já muito complexa, a qual cada um pode atribuir um significado particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com