TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação e Percepção

Por:   •  17/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.133 Palavras (9 Páginas)  •  2.021 Visualizações

Página 1 de 9

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS

CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA

FACULDADE DE PSICOLOGIA

JÉSSICA FERREIRA DA SILVA

VANESSA MARIA MISAEL BAUTZ

SENSAÇÃO e PERCEPÇÃO

Experimento n° 1

CAMPINAS

2016


JÉSSICA FERREIRA

VANESSA MARIA MISAEL BAUTZ

SENSAÇÃO e PERCEPÇÃO

Experimento n° 1

Relatório apresentado à disciplina de Fenômenos e Processos Psicológicos A, da Faculdade de Psicologia, do Centro de Ciências da Vida, como parte das atividades de laboratório exigidas para aprovação.

Orientador: Profa. Anna Paula Justo

PUC-CAMPINAS

2016


Introdução

.

A sensação compreende os processos pelos quais nossos órgãos dos sentidos recebem informações do ambiente e a percepção é a separação, interpretação e análise e integração dos estímulos realizados pelo cérebro e pelos órgãos dos sentidos (FELDMAN, 2015). O autor completa que a sensação e a percepção são tópicos fundamentais, porque grande parte do nosso comportamento é reflexo de como reagimos e interpretamos os estímulos do mundo ao nosso redor.

“Sem o processo eficiente do impulso sensorial, nosso mundo familiar pode tornar-se um caos de sensações desnorteantes’’(  ), .

O ser humano possui cinco sentidos fundamentais, que são: a visão, olfato, tato e paladar.

O sentido do tato, segundo Myers é na verdade uma mistura de sentidos distintos, com diferentes tipos de terminações nervosas dentro da pele. (MYERS, 2014)

Para Feldman (FELDMAN,2015) algumas áreas, tais como as pontas dos dedos, possuem muito mais células receptoras sensíveis ao tato, e como consequência, são notavelmente mais sensíveis do que outras áreas do corpo. (FELDMAN,2015)

O paladar é um sentido químico. Dentro de cada pequena saliência na parte química e nos lados da língua encontra-se pelo menos 200 papilas gustativas, cada uma contendo um poro que capta as substancias químicas da comida. Em cada um desses poros, de 50 a 100 células receptoras gustativas projetam cílios em forma de antena que aprendem as moléculas do alimento. (MYERS, 2014).

As papilas gustativas na superfície da língua captam o sabor dos alimentos e enviam informações ao cérebro, através de milhões de neurônios, que são transmitidos ao tálamo; do tálamo passam ao córtex gustativo primário que interpretara a sensações causada pelos cincos gostos: doce, salgado, amargo e azedo.  

2. Percepção Tátil

2.1 Objetivos

-Avaliar a percepção tátil

-Comparar as respostas dos participantes quanto a percepção tátil passiva e ativa

-Relacionar resultados do experimento com a teoria

2.2 Métodos

2.2.1 Situação

O experimento foi realizado no laboratório de Fenômenos e Processos Psicológicos, Campus II, PUC-CAMPINAS, sala C23A. Na sala há uma mesa central com observadores e o experimentador ao redor. Em torno das mesas há vários computadores desligados, janelas, luzes acesas, ventiladores ligados e a temperatura elevada.

2.2.2 Participantes

Participante 1:G.C, 18 anos e 1 mês, sexo feminino.

Participante 2:B.S.R, 17 anos e 10 meses, sexo feminino

Participante 3: L.D.L.K, 17 anos e 7 meses

2.2.3 Materiais

- Venda para os olhos

- Isopor

- Lixa

- Bucha

- Vidro

- Algodão

- Palha de aço

- Lã

- Madeira

- Gesso

- Cortiça

- EVA

- Acrílico

2.2.4 Procedimentos

O experimento foi dividido em duas etapas: percepção tátil passiva e percepção tátil ativa. Enquanto o experimentador explicava como seria feito o experimento e quais objetos seriam descobertos, os três participantes aguardavam do lado externo da sala. Nos experimentos os participantes tiveram os olhos vendados. Cada participante em sua vez foi colocado sentado em uma cadeira, na lateral da mesa, de frente aos alunos, de costa para os computadores e com os olhos vendados. Os objetos foram dispostos na mesa em ordem. A experimentadora aproximou-os, respectivamente, do participante.

Na percepção tátil passiva o experimentador passou rapidamente o dedo indicador dos participantes nos objetos para que eles pudessem sentir a textura, o material e a temperatura do objeto e adivinhar qual seria o objeto. O experimentador pediu para a participante responder sobre a temperatura do objeto e textura.

Na percepção tátil ativa o experimentador passou o dedo indicador lentamente da participante no objeto para que pudesse sentir o objeto por mais tempo e respondesse o que seria o objeto.

Nas duas etapas alunos observadores fizeram as devidas anotações referente às observações feitas pelo participante.

2.3 Resultados

Tabela 1: Comparação da pontuação obtida pelos participantes na percepção tátil passiva e ativa

 

P1

 

P2

 

P3

 

Material

Passiva

Ativa

Passiva

Ativa

Passiva

Ativa

Isopor

0

1

1

1

0

0

Lixa

0

1

0

0

1

1

Bucha

0

0

1

1

0

0

Vidro

0

0

0

0

0

1

Algodão

0

0

1

1

1

1

Palha de aço

0

1

1

1

0

0

0

1

0

0

0

0

Madeira

0

1

0

0

1

1

Gesso

0

0

0

0

0

0

 Cortiça

0

0

0

0

0

0

 EVA

1

1

0

0

0

0

 Acrílico

0

0

0

0

0

0

TOTAL:

1

6

4

4

3

4

De acordo com a Tabela 1, os participantes realizaram experimentos de percepção tátil passiva e ativa. O participante 1 obteve maior número de acertos para descobrir quais eram os objetos utilizados na percepção tátil ativa, comparado aos participantes 2 e 3. O menor número de acertos foi 1 do participante 1 na percepção tátil passiva e o maior número de acertos foi 6 do participante 1 na percepção tátil ativa. Tanto o participante 2, quanto o 3, tiveram a mesma quantidade de acertos, 4 certos, tanto na percepção tátil passiva e ativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (212.3 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com