TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensação e percepção

Tese: Sensação e percepção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 06 do Livro Psicologia

Sensação e Percepção

Assimilando o mundo: Princípios básicos

Filme: Ensaio Sobre a Cegueira

Temos a nítida sensação de que o autor que deu base para o filme ensaio sobre a cegueira estudou os princípios básicos de sensação e percepção contidos no livro Psicologia. Todos os sentidos de um ser humano foram expostos a partir do momento em que a cegueira tomou conta bruscamente e sucessivamente de diversas pessoas ao decorrer da história. No inicio, não aparentava ser nada grave, pois até mesmo um profissional especializado no assunto não levou em consideração ser algo terrivelmente grave e que mais tarde toda a população seria acometida desta terrível epidemia de cegueira.

No inicio desta epidemia coletiva, foram tomadas algumas preocupações por parte das autoridades, colocando as pessoas que se infectaram no inicio em quarentena, porém de nada adiantaria, pois o caso se revelaria muito pior acometendo toda uma população.

Com base no exposto, iremos analisar o comportamento daqueles que se infectaram no inicio da história e que foram mantidos por um determinado período, isolados em um hospício.

O primeiro grupo, de alguma forma tenta se organizar tendo ainda a ajuda de uma única mulher que inexplicavelmente não se infectou, esta mulher irá coordenar o grupo por um determinado período. A orientação da mulher ao grupo será de regras relacionas a higiene, alimentação e comportamento, mas com toda a dificuldade ela mesma acaba absorvendo boa parte das tarefas, o grupo não tem capacidade nenhuma de assumir tais responsabilidades.

Neste momento observamos que o grupo começa a se integrar e a interagir, cada uma destas pessoas expõem ou transmite ao grupo suas experiências antes da contaminação para que possam se conhecerem melhor. O grupo começando a aceitar tais limitações e vivendo suas experiências neste local começam a desenvolver e a aprimorar seus sentidos de audição, tato, dor, olfato entre outros que foram esquecidos com o tempo, isto por que estarmos inseridos em uma sociedade capitalista com base exclusiva no consumo e no comodismo.

Logo em seguida este grupo se depara com novos integrantes infectados separados por alas, dando inicio a uma disputa por alimento e domínio da situação. O segundo grupo monta uma estratégia para ter o domínio total sobre os demais exigindo um pagamento para divisão do alimento, este pagamento seria através de favores sexuais de todas as mulheres dando inicio a uma grande polemica sobre se seria correto ou não. Esta situação gerou de certa forma uma união maior entre elas pois começaram a discutir o que seria certo e o que seria errado. Após as mulheres se submeterem a troca de sexo por alimento inicia uma revolta que iria por em pratica os sentidos apurados de todos os membros do grupo.

Esta revolta deu a vitória ao grupo inicial e revelou o mais surpreendente, eles se deram conta de fora do hospício não existiam mais pessoas normais pois todos estavam infectados fazendo com que todos se unissem mais uma vez e que todos seriam peças importantes para sobrevivências dos demais integrantes do grupo dando inicio a uma nova aventura. Ao desbravarem as ruas da cidade em busca de alimento e abrigo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com