TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensações

Seminário: Sensações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  Seminário  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 9

Sensações

No século XIX, influenciado pelas descobertas da química, segundo as quais todas as substancias químicas são compostas por átomos, Wundt foi decompor a mente nos seus elementos mais simples, que são as sensações. Para ele, as operações mentais provêem da organização das sensações elementares que se relacionam com a estrutura do sistema nervoso. Com o grande desafio de estudar os processos mentais através dos métodos experimentais, Wundt uniu métodos científicos, quantitativos, utilizou a observação e a introspecção, alem de um grande legado de ferramentas para seu trabalho. As informações provenientes do meio são processadas em dois níveis: sensação e percepção. A primeira é uma simples interação dos nossos componentes sensoriais com o mundo físico, externo. A segunda, são interpretações, seguidas de significados que damos a essas sensações, com base em nossas experiências anteriores. Essa interação (primaria) do nosso corpo com o mundo externo ocorre através da física, química e biologia, que resulta na ativação das áreas primárias do córtex cerebral. Nosso organismo recebe constantemente inúmeros estímulos (sensações), sendo que interpretamos somente os necessários. As sensações recebidas serão iguais para todos, o que muda é a percepção, ou seja, a forma como interpretamos as sensações.

Conceito

Para representarmos o mundo exterior em nossa cabeça, devemos detectar a energia física do ambiente e decifrá-la, para isso existe um processo tradicionalmente chamado de sensação. A sensação é um processo fisiológico de ligação do organismo com o ambiente exterior, através dos órgãos sensoriais, e consiste na transmissão de um influxo nervoso, corrente elétrica que percorre os nossos nervos, desde o órgão sensorial até aos centros de descodificação. Também é reação física do corpo ao mundo físico, sendo regida pelas leis da física, química, biologia, etc. Os processos de sensação correspondem a mecanismos básicos da Psicologia, pois é através dela que a informação ambiental chega à nossa mente. Realiza-se pela ação de um estímulo específico sobre um receptor que é apropriado para recebê-lo. Assim, por exemplo, os olhos recebem estímulos luminosos, os ouvidos estímulos sonoros. A energia do ambiente é codificada em sinais elétricos (transdução) e vai ativar as áreas sensoriais do córtex, gerando sensações. Os nossos sensores são os órgãos dos sentidos que recebem e transmitem mensagens bioquímicas sob a forma de influxo nervoso que após serem descodificadas e interpretadas nos centros nervosos de conexão (medula espinal e encéfalo), desencadeiam uma resposta motora ou glandular. Com o efeito, a sensação consiste numa espécie de apresentação isolada das qualidades dos objetivos constituído a base da percepção, se bem que não se possa isolar dela. Numa perspectiva evolucionista, os processos mentais desenvolveram-se nos organismos para permitir uma interação eficaz com o meio ambiente complexo em que vivem eficácia em termos de sobrevivência. Sendo o processo primário de recolha de informação ambiental. Com efeito, a sensação consiste numa espécie de apresentação isolada das qualidades dos objetivos, devemos selecionar, organizar, e interpretar as nossas sensações.

As sensações podem ser externas ou sensoriais, internas ou orgânicas:

• Externas ou sensoriais: órgãos dos sentidos;

• Internas ou orgânicas: fome, sede, sono, etc.

Órgãos sensoriais ou sensores são órgãos capazes de recolher a informação do mundo. Os sistemas sensoriais permitem que o organismo obtenha as informações que precisa. Todos os sentidos recebem estimulação sensorial, transformam em informações nervosas e despacham esta informação para o cérebro. Por exemplo, os olhos, os ouvidos, a boca, o nariz, as mãos. Os principais sistemas sensoriais do nosso corpo são: visuais, auditivas, táteis, gustativas e olfativas.

Sistemas sensoriais

Sensações Visuais

O órgão sensorial que controla as nossas sensações visuais é o olho. Uma das percepções mais desenvolvidas nos seres humanos e é caracterizada pela recepção de raios luminosos pelo sistema visual. Os sensores visuais compreendem a percepção de formas, relações espaciais (profundidade), cores, movimentos, intensidade luminosa. Quando os nossos olhos captam raios de luz a imagem que está no nosso horizonte é nítida na retina, de seguida a lente está logo atrás da pupila, dobra e foca a imagem que é depois enviada para a parte de trás do olho. A parte de trás do olho está formada por milhares de células. Esse forro chama-se retina, que registra a imagem e envia sinais ao cérebro via nervo óptico. Na retina há duas espécies de células sensíveis à luz, estas são os bastonetes e os cones. Alguns cones são sensíveis á luz vermelha, outros a luz verde e outros á cor azul. Depois de enviada a imagem ao cérebro, este a põe na posição correta e identifica o que estamos a ver.

Sensações Auditivas

O nosso órgão sensorial que predomina nas sensações auditivas é o ouvido. Também considerado um dos órgãos sensoriais mais desenvolvidos nos seres humanos. É a percepção de sons pelos ouvidos e uma aplicação particularmente importante da percepção auditiva é a música. A percepção auditiva compreende: percepção de timbres, alturas ou freqüências, intensidade sonora ou volume, ritmo e localização auditiva, sendo um aspecto associado à percepção espacial que permite distinguir o local de origem do som. As vibrações ao qual chamamos de som entram no nosso ouvido e faz o nosso tímpano vibrar. Este ao abanar faz vibrar três ossos chamados ossículos (martelo, bigorna, estribo) que enviam as vibrações para a cóclea. A cóclea é um órgão cheio de água que detecta a freqüência do som e envia-a ao cérebro. A parte do córtex cerebral é responsável para a audição reconhecer o som.

Sensação Tátil

O sentido tato está em toda a pele. É importante na afetividade e é sentido pela pele do corpo todo, embora sua distribuição não seja uniforme. Os dedos da mão possuem uma discriminação muito maior do que as demais partes, assim como algumas áreas são mais sensíveis ao calor que outras. A percepção tátil permite reconhecer a presença, a forma e o tamanho dos objetos em contato com o corpo, bem como sua temperatura. Importante também na percepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com