TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensações

Resenha: Sensações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

As sensações são experiências psicológicas associadas a estímulos simples, que não foram dotadas de significado ainda. Já percepção é como o homem, em sua individualidade, entende o mundo, como damos sentido ao mundo externo em nosso mundo interior. Nossa interpretação dos estímulos é diferenciada, e isso ocorre devido nossa bagagem, ideologias, valores e crenças. O processo perceptivo deriva o percepto, que é a percepção em si. Para se obter o percepto várias are as do nosso córtex visual, onde se percebe localização, diferenciação, sobreposição e movimento de objetos, reconhecimento, olhar e escuta seletiva, luminosidade e cor, forma, textura e tamanho, cada qual com sua área própria e relativamente independente das outras no cérebro. Todas essas regiões especializada em determinada tarefa está constantemente comunicação com o córtex visual primário (V1), que é o primeiro local onde os neurônios analisam o estímulo visual.

Na localização, há um importante ponto a ser mencionado, a diferenciação de figura e fundo. Onde a região que consideramos figura é a que tem o objeto de interesse e o fundo todo o resto da imagem.Este é um dos modos que nosso cérebro organiza as coisas, encontra a logica na imagem, portanto isso está em nossa mente e não no estímulo que recebemos. Entretanto em alguns casos a figura e fundo podem se confundir, sendo ambíguos, nesses casos nosso cérebro é capaz de ver diferentes figuras em diferentes fundos em uma mesma imagem, porém nunca juntas, alternando o foco, ou seja a figura, porém nunca vendo as duas figuras juntas.

Já o agrupamento de figuras é realizado por diversos quesitos. O agrupamento por semelhança é feito quando reunimos e organizamos os objetos e figuras por similaridade de forma. Há também o por proximidade, onde fazemos diversos agrupamentos com grupos próximos. Por continuidade, onde entendemos que as figuras continuam ao invés de vermos apenas aquilo que temos, ou seja a interrupção no padrão criado. Outro quesito é o agrupamento por fechamento, onde completamos uma imagem que na verdade não existe.

Quanto a percepção de distância nós temos dois tipo, a monocular, onde conseguimos fazê-la apenas com um olho, e a binocular, onde precisamos dos dois olhos. Para tamanhos relativos, interposição, perspectiva, sombras e movimentos usamos a monocular. Já para a noção de disparidade, três dimenções, movimentos estroboscópicos, precisamos da binocular.

Uma das coisas mais importantes na percepção do mundo externo é o reconhecimento. Basicamente o reconhecimento é atribuir o objeto a uma categoria ou a um indivíduo especifico. Embora cor, textura, tamanho e orientação nos ajudem nesse quesito, a forma é o ponto mais importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com