TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Depressão

Artigos Científicos: Sobre Depressão. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 5

A cultura se desenvolveu no período que o homem vivia uma vida arborícula, ou seja, em sua maior parte em árvores, para sobreviver em condições pouco favoráveis e com predadores mais fortes nossos ancestrais foram deixando de se orientar somente pelo faro, começando então a utilizar as mãos, o que revelou aos primatas um mundo inexistente para qualquer outro mamífero. Surge então a necessidade de comunicação, cooperação e divisão de tarefas, através de um lento processo de pequenas transformações, o homem desenvolve a agricultura e domesticação de animais, o que possibilitará maiores condições de sobrevivência com o propósito de proporcionar o sedentarismo. Não é possível produzir sozinho tudo que necessitamos em nossa vida. Se não tivessem desenvolvido a capacidade de trabalho, provavelmente nossos ancestrais não teriam tido sucesso em sua evolução.

Durante muito tempo pensou-se que o ser humano já teria surgido plenamente dotado dessas características em conjunto. Hoje sabemos que nossa cultura foi determinante para modelar nossas características biológicas ao longo do tempo, e vice-versa. A partir da escrita e do surgimento das grandes civilizações da Antiguidade, conhecemos exatamente como a humanidade se desenvolveu. Entretanto, nenhuma dessas características nos valeria muita coisa se não tivéssemos desenvolvido um tipo de comportamento baseado em regras de convivência social, divisão de grupos em parentesco, divisão do trabalho e uma mente dotada de raciocínio lógico e abstrato ligado à criatividade e imaginação. Nossas capacidades de organização e comunicação que definiram tal resultado.

Silas Guerriero afirma que a cultura é produto do humano, mas o humano também é produto da cultura, ele diz que somos uma espécie única, com dois lados biológicos e de instintos e outro simbólico/cultural. É preciso compreender o desenvolvimento cultural, buscando identificar mecanismos culturais e psicológicos que tenham contribuído neste processo, características como inteligência, fala e indústria não teriam surgido em nossos ancestrais se não fosse a presença de um tipo de comportamento que ajudou a modelar o corpo de nossos ancestrais, o comportamento baseado na cultura, a necessidade de comunicação, cooperação e divisão de tarefas facilitou o desenvolvimento dessas características biológicas.

• Características biológicas: forma, funcionamento e estrutura do corpo. É a nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultado da nossa escolha pessoal.

• Características culturais: todo comportamento que não é baseado nos instintos, mas nas regras de comportamento em grupo que nos permite transformar a natureza para a sobrevivência, e nos permite atribuir significados e sentidos ao mundo através dos símbolos.

O ser humano não teve uma evolução puramente biológica para nos capacitar de inteligência, mas antes, essa evolução biológica aconteceu simultaneamente a cultura humana.

Para o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss a cultura surgiu no momento em que o homem cria a primeira regra social, a proibição ao incesto, que não permite relações sexuais e de casamento com parentes que tenham animal "Totem" (protetor de uma tribo) iguais aos seus. Constatou-se então um horror ao incesto, os homens que desobedecessem a esses preceitos seriam castigados ou até mesmo mortos pelos seus irmãos de tribo, e a mulher seria furada com lança e espancada até sua quase morte, o motivo que os faz substituir a família consanguinea pela família totêmica nos é desconhecido. No futuro a proibição do incesto se tornará um padrão de comportamento comum a todas as sociedades humanas. A Igreja católica estendeu essa proibição de casamento entre irmãs e irmãos aos parentes de origem espirituais, como madrinhas e padrinhos.

Já para o norte americano Leslie White, essa passagem do estado animal para o humano acontece quando o homem começa a gerar símbolos, um símbolo pode ter um significado para uma cultura e um diferente significado para outra, variando de acordo com a cultura que o criou e com o ambiente em que ela está inserida. Seguindo esse contexto uma criança do gênero Homo só se tornaria humana quando tivesse o domínio da cultura.

Enquanto que para os físicos a cultura evoluiu de acordo com o desenvolvimento biológico, o homem seria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com