TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade sustentável

Ensaio: Sociedade sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  Ensaio  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTIONÁRIO - Tentativa 1

Question 1

Notas: 1

Identifique os itens que descrevem uma sociedade sustentável:

I. União de pessoas vivendo em equilíbrio com os seus semelhantes.

II. Proteção e controle para o equilíbrio dos ecossistemas.

III. Pessoas focadas no desenvolvimento sustentável.

IV. Preocupação com a qualidade de vida e a felicidade no planeta.

V. Percepção da Terra como um grande ser vivo e dinâmico.

VI. Atitudes de consumo conscientes e responsáveis.

Escolha a alternativa correta:

Escolher uma resposta.

a. Todas os itens.

b. II, III e V, apenas.

c. I, II, III, IV e V, apenas.

d. II, III, IV e VI, apenas.

e. I, III, IV, V e VI, apenas.

Question 2

Notas: 1

Nem todas as organizações inovadoras são sustentáveis. A urgência da responsabilidade social e ambiental, imposta pela crise ambiental que coloca todos os setores da sociedade mundial em alerta, torna ainda mais importante a discussão sobre o papel da inovação nas instituições.

Com relação à inovação para a sustentabilidade, assinale a alternativa INCORRETA:

Escolher uma resposta.

a. É importante a busca de tecnologias para a substituição de processos, equipamentos e infraestrutura atuais por correspondentes mais seguros do ponto de vista ambiental e social.

b. Os mercados tendem a desvalorizar a cada dia os progressos sociais e ambientais do setor privado, juntamente com o preço e a qualidade, o que torna o desafio para o sucesso da inovação cada vez menos complexo.

c. A inovação e a sustentabilidade agregam valor às pessoas e às empresas, estimulando seu capital intelectual e contribuindo para a sociedade.

d. É importante que exista a integração da sustentabilidade e da inovação tanto na estratégia, quanto no negócio e na prática de sobrevivência da empresa.

e. Ao invés de aumentar os níveis de consumo dos países em desenvolvimento, é preciso reduzir os níveis observados nos países industrializados.

Question 3

Notas: 1

Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovação da vida no planeta Terra.

Fonte: SóBiologia (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia27.php). Acesso em: 22 mar. 2011.

A figura refere-se:

Escolher uma resposta.

a. Ao sequestro de carbono.

b. Aos serviços de provisão.

c. Ao ciclo biogeoquímico da água.

d. Ao processo de formação dos lençóis freáticos.

e. Aos serviços socioambientais.

Question 4

Notas: 1

O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), nos EUA, está em fase final de reforma e planeja estar neutro de emissões de carbono até 2020. Em decorrência disso, algumas importantes mudanças vão acontecer: 1) redução do consumo de energia, por meio de equipamentos de iluminação ecoeficiente; 2) valorização da luz natural do sol para redução do uso de lâmpadas artificiais; 3) reciclagem de 90% dos materiais de construção e demolição originados das obras; 4) reciclagem e compostagem com restos de comida; 5) redução do desperdício por meio de "estações de hidratação" para reuso das garrafas de água dos usuários do aeroporto; 6) redução do consumo de água com instalação de novos encanamentos, possibilitando 40% menos água; 7) venda de alimentação verde pelos comerciantes de alimentos do aeroporto; 8) uso de materiais reciclados para fazer o piso e tintas de baixa emissão; 9) acesso por meio de passarela de pedestres para conectar os usuários com o sistema de metrô; 10) uso de biodiesel nos ônibus prestadores de serviço; 11) descontos para usuários que alugarem carros ecoeficientes; 12) aquisição de créditos de carbono pelos passageiros para neutralizar a emissão de suas viagens, pois os combustíveis das aeronaves são grandes causadores das emissões de gases de efeito estufa.

(Baseado em Ecycle: Conheça as inovações do aeroporto mais sustentável do mundo. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/350-conheca-as-inovacoes-do-aeroporto-mais-sustentavel-do-mundo.html. Acesso em: 18/04/2011).

A partir dos conhecimentos adquiridos pelo estudo do Capítulo 4 do Livro-texto e das informações acerca do Aeroporto Internacional de São Francisco, avalie as afirmativas a seguir.

I) A inovação parece ser a única alternativa para o desenvolvimento sustentável.

II) A sustentabilidade pode ser percebida como um modelo de negócios voltado para inovações sustentáveis nas dimensões organizacionais e humanas dentro e fora da empresa.

III) O desafio do SFO parece ser o atendimento às necessidades dos usuários e do planeta, frente às necessidades de mudanças globais.

IV) Nesse processo de adequação à nova ordem global, o SFO fortalecerá a imagem organizacional.

V) Provavelmente o SFO irá contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e buscará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com