TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Símbolos

Resenha: Símbolos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Resenha  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 2

Os símbolos (figuras, desenhos, cores, linhas ou tracejados, trajetos, codornos) dispostos no mapa têm a finalidade de reproduzir as características de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, são representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avião; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traços. Os significados desses símbolos, ou seja, dessas convenções, são explicados no mapa por meio de uma relação chamada legenda.

PNE

Planejar é uma tarefa complexa e desafiadora que implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades históricas no país. Desse modo é preciso adotar uma nova postura, construir formas de colaboração cada vez mais orgânicas entre os sistemas de ensino.

Nesta seção você encontrará uma contextualização de cada uma das vinte metas nacionais, com uma análise mostrando suas inter-relações com a política pública mais ampla, além de um quadro com sugestões para aprofundamento da temática. Além disso, também traz as concepções e proposições da Conferência Nacional de Educação de 2010 (Conae 2010) para a construção de Planos de Educação como Políticas de Estado.

Demarcamos aqui a centralidade do PNE para a instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) elemento central para assegurar maior organicidade da educação nacional.

PNE 2011-2020: Os desafios das metas (1)

Nos próximos dias, 17 meses depois de o texto original do Plano Nacional de Educação (PNE) ter sido encaminhado ao Congresso, o projeto deve finalmente entrar na pauta de votação da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o plano que deveria ter entrado em vigor em 2011, ainda será discutido no Senado antes de seguir para aprovação da presidente Dilma Roussef.

O maior problema na demora para a validação do plano é que já estamos atrasados para começar a perseguir as 20 metas que o plano estabelece que o país deve alcançar em 2020. Uma análise detalhada mostra que muitas delas são metas bastante ambiciosas e que os desafios para cumpri-las serão enormes – especialmente, se considerarmos a evolução modesta de alguns indicadores nos últimos anos.

Numa série de posts que publicaremos aqui no blog, vamos destrinchar os desafios para atingir algumas destas metas. Independentemente da aprovação do plano, explicamos por que elas são metas importantes para o país e analisamos quanto precisaremos avançar para, por exemplo, universalizar a educação pré-escolar e o Ensino Médio. Ou para alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, expandir as escolas em tempo integral e melhorar o nível de aprendizado dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com