TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela esquemática

Seminário: Tabela esquemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  Seminário  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Quadro Esquemático

V.a.C ate 100 Os primeiros filósofos surgiram nas colônias gregas da Ásia menor (hoje parte da Turquia). Período hoje denominado como Cosmológico, pois a preocupação da época era entender e explicar o cosmo, saber de que matéria era feito, buscar o princípio e a lei que regia o universo que até então era concebido mitologicamente.

Sócrates

(469-399 a.c) Fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Foi influenciado pelo conhecimento de um outro importante filósofo grego: Anaxágoras. Seus primeiros estudos e pensamentos discorrem sobre a essência da natureza da alma humana.

Seu método de transmissão de conhecimentos e sabedoria era o diálogo. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.

Algumas frases e pensamentos atribuídos ao Filosofo Sócrates:

A vida que não passamos em revista não vale a pena viver.

A palavra é o fio de ouro do pensamento.

Platão

(427-347 a.c) Discípulo de Sócrates.

Defendia a teoria em que a alma era separado do corpo.

A obra de Platão é uma jóia da literatura de todos os tempos e um monumento filosófico de valor eterno. As questões postas, dizendo respeito á conduta ética e política dos atenienses, ao seu comportamento como indivíduos e em sociedade, gozam da maior pertinência vinte e quatro séculos depois. A sua finalidade é sempre a busca da verdade por meio da dialética.

Obras de Platão:

Cármides ou Da Sabedoria

Eutífron ou Da Santidade

Eutidemo ou Da Erística

Hípias menos ou Da Mentira

Crátilo ou Da Etimologia

Hípias Maior ou Do Belo

Menexeno ou Do Epitáfio

Aristóteles

Aristóteles

(384 -322 a.C)

Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade. Valorizava a inteligência humana ,única forma de alcançar a verdade.

Pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral. Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.

Pensamento sobre Educação :

"A educação tem raízes amargas, mas os frutos são doces". Aristóteles (D.L. 5, 18).

Algumas Obras:

Ética e Ética e Nicômano

Política

Órganon

Retórica das Paixões

A poética clássica

Metafísica

De anima (Da alma)

O homem de gênio e a melancolia

Magna Moralia (Grande Moral)

Ética a Eudemo

Física

Wilhelm Wundt (1832 - 1920 )

Estruturalismo/ Associacionismo.

No início do desenvolvimento da psicologia como disciplina científica distinta, esta foi profundamente influenciada por Wilhelm Wundt que determinou o objecto de estudo, o método de pesquisa, os tópicos a serem estudados e os objectivos da nova ciência. Wundt formou-se em medicina e ficou particularmente conhecido pela criação do que ficou considerado como o Primeiro Laboratório de Psicologia Experimental, seguindo os modelos dos laboratórios das ciências naturais. Este laboratório torna-se rapidamente num centro de investigação, local onde ocorrem psicólogos e estudantes de todo o mundo. Esta foi a forma mais eficaz de Wundt atingir o seu principal objectivo que era contribuir para o processo de autonomização da psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com