TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformação da sociedade

Tese: Transformação da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Tese  •  646 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade referente às unidades de 1 a 3 do livro didático

Construa um texto dissertativo no qual você contemple as seguintes ações:

1. Descreva os principais fatores responsáveis pela transformação da sociedade no Iluminismo, na Revolução Industrial e na Revolução Francesa, apontando as contradições que emergem com a sociedade moderna.

2. Explique por que a Sociologia surgiu nesse contexto, evidenciado na questão anterior.

3. Discuta se os problemas descritos anteriormente ainda são vivenciados na atualidade.

4. Apresente de forma descritiva os três principais limites da proposta de Comte e Durkheim(35, para organizar e reformar a sociedade, bem como os três principais limites da proposta de Marx para transformar a sociedade.

R: Ao longo de sua história, a sociedade tem passado por muitas transformações, umas boas outras ruins e algumas assumiram grande importância pelo fato das inúmeras diferenças que trouxeram como, por exemplo, o movimento filosófico Iluminista, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

No Iluminismo buscaram-se explicações para os fenômenos sociais que não fossem apenas de cunho das vontades divinas, mas sim por meio da razão, ou seja, as explicações do mundo começaram a advir de maneira racional. Com isso o homem viu que era capaz de intervir na sua própria história podendo progredir, mudar sua realidade, o seu destino, o que antes não era possível devido à crença de que tudo ocorria por meio dos Deuses, assim sendo, ele jamais poderia modificar algo que fosse divino.

Esse movimento sustentou as bases filosóficas para uma nova sociedade e que de fato o consolidou foram as Revoluções: Francesa e a Industrial.

Na Revolução Francesa, onde houve grandes transformações políticas, o que se queria era a participação política por parte da burguesia, pois a mesma detinha o poder econômico, mas ficava a mercê das idéias absolutistas. Por meio da revolução a burguesia alcança então o poder político, mas vale lembrar que foi o povo, por meio da instigação da burguesia que fez a destituição do poder da monarquia, absoluta até então. Destaca-se também pela primeira vez na história a idéia de igualdade para todos, o que com certeza foi muito importante para que o povo quisesse participar dessa conquista.

Na Revolução Industrial, que ocorreu na Inglaterra, grandes transformações econômicas e ao mesmo tempo sociais aconteceram, resultado de inovações no modo de produção, deixando de ser artesanal, o que predominava até então. Duas causas sociais tiveram destaques ao mesmo tempo, a migração do homem do campo para as cidades para atender as necessidades de produção e também porque muitos perderam o emprego pelo fato da mecanização do campo.

Com o movimento iluminista e as revoluções, surgiu então o conceito da sociedade moderna que passou por modificações tanto no modo de pensar como no de se organizar. E ao mesmo tempo com o intuito de explicar tudo o que estava ocorrendo na sociedade, a Sociologia.

Nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com