TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Translocação

Tese: Translocação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Tese  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

• Translocação: a translocação ocorre quando dois cromossomos trocam pedaços entre eles. NÃO É CROSSING OVER! Translocação: a translocação ocorre quando dois cromossomos trocam pedaços entre eles. NÃO É CROSSING OVER! A diferença entre o Crossing Over e a translocação é que no CO há troca de pedaços entre cromossomos homólogos. Ex.: cromossomo 1 com cromossomo 1, já na translocação, há a troca de pedaços entre cromossomos não homólogos. Ex.: cromossomo 4 com o 20, podendo assim ocorrer má formação no indivíduo, nesta troca temos como exemplo a hidrocefalia que gera um excesso de liquido no crânio causando retardo mental, má formação de membros locomotores e morte da criança.

.

2) As Mutações Numéricas: Ocorrem quando há mudanças no número de cromossomos (no cariótipo) que o indivíduo possui, gerando cromossomos a mais ou a menos. É ocasionada por um erro na separação dos cromossomos, fase esta que chamamos de anáfase. Pode ocorrer na anáfase mitótica, ou na anáfase meiótica, a qual verifica-se com mais frequência, já que é nesta fase que acontece a formação dos gametas. Na espécie humana encontramos 23 pares, totalizando 46 cromossomos (2n) em indivíduos “normais”. Existem dois tipos de mutações numéricas: Aneuploidia e a Euploidia.

• Aneuploidia: o indivíduo tem poucos cromossomos a mais, ou poucos cromossomos a menos. Ex.: trissomia que em vez de ter um par de cromossomos, um da mãe e um do pai, ele possui três. A trissomia mais conhecida é a Síndrome de Down, que é o terceiro cromossomo no par 21.

Outro exemplo: monossomia, em vez de ter um par, possui um só cromossomo.

• Euploidia (Poliploidias): em vez de ter poucos cromossomos a mais ou poucos cromossomos a menos, o indivíduo possui genomas a mais, ao invés de ser diploide (2n), ele é triploide (3n) ou tetraploide (4n). Indivíduos assim não conseguem sobrevier, sendo comum triploidia, tetraploidia somente no reino vegetal, pois espécies vegetais com mais genomas, por exemplo, geram frutos com estruturas maiores comercialmente interessantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com