TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtornos De Humor

Pesquisas Acadêmicas: Transtornos De Humor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/8/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 3

Transtornos de Humor

Os transtornos de humor são caracterizados pelas demonstrações emocionais do sujeito, ora estão letárgicos, ora estão superexcitados.

Esses transtornos podem ser classificados de duas formas, são elas:

- Transtorno Depressivo Maior - ocorre quando uma pessoa emite sinais como; letargia, sentimento de inutilidade, perda de interesse na familia, nos amigos e nas atividades em geral por mais de 15 dias e não são causadas pelo uso de drogas ou por condição médica.

A depressão é considerada a doença do século, devido aos números apresentados por várias pesquisas realizadas no mundo todo é a principal causa de incapacitação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em qualquer ano considerado, um episódio depressivo atinge 5,8% dos homens e 9,5% das mulheres.

Ao longo da vida todo ser humano passa por momentos difíceis ou rompimentos que causam tristeza ou sofrimento, cada um reage de uma maneira diferente aos problemas vividos, mas nas pessoas com transtorno esse problema nada mais é do que um fator contribuinte para que seu estado se agrave ou seja a causa da sua depressão.

- Transtorno Bipolar - é percebido quando o episódio de depressão chega ao fim e a pessoa passa a ter comportamento extremamente oposto ao anterior, a pessoa entra num estado eufórico e descontroladamente otimista de mania, (mania, transtorno de humor marcado por um estado hiperativo e descontroladamente otimista).

A oscilação entre a depressão e a mania é denominada transtorno bipolar.

Durante a fase maniaca do transtorno bipolar a pessoa fica extremamente hiperativa, super comunicativa, com pouca necessidade de sono e menos inibição sexual, esse tipo de comportamento pode acarretar em atitudes em que o sujeito faça algo de modo inconsequente devido seu estado de euforia ou excitação.

O Transtorno Bipolar afeta homens e mulheres em proporções aproximadamente iguais e frequentemente é mais disfuncional que a depressão maior.

No caso da depressão existem pessoas mais vulneráveis por conta de um humor depressivo, algumas pessoas são mais sensíveis a acontecimentos negativos, essas pessoas tem o pensamento mais negativo e estão constantemente se lembrando de eventos do passado que foram negativos.

As mulhers são mais suscetíveis a esse tipo de transtorno porque internalizam suas emoções, ao contrario dos homens que as exteriorizam através do uso de álcool, drogas e etc.

A boa noticia é que na grande maioria dos casos a depressão maior tende a desaparecer sozinha e sem auxílio de um profissional, em alguns casos ela pode reaparecer. Quanto mais tarde ocorrer o primeiro episódio de depressão, maior a chance de recuperação permanente, sem que haja reincidência

A depressão também ocorre por conta de pré disposição genética, estudos comprovam que o risco aumenta quando o sujeito tem casos na família.

Em relação a parte biologica do indivíduo detectou-se que o cérebro tem menos atividade durante o estado depressivo e mais atividade durante o estado de mania. Também observou-se que a serotonina e norepinefrina em baixa proporção colaboram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com