TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tyrt

Artigo: Tyrt. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  296 Visualizações

Resenha - A escola de Frankfurt e a questão da cultura

-Introdução

Os primeiros artigos Frankfurtianos foram traduzidos a partir de 1969, assim começamos a ser influenciados pelos mesmos. Assim como em outros países, no Brasil as traduções são voltadas para uma critica da arte nas sociedades industrializadas e da indústria cultural.

Esse artigo é baseado nos textos mais conhecidos sobre o assunto. Pesquisa sobre o rádio e a televisão.

- Uma filosofia da história

Entre as análises sobre a escola a que marca é a reflexão sobre um mundo desencantado.. O pessimismo é outro ponto marcante na escola, ele foi abordado como consequência da conjuntura politica dos anos 30, porem, o pessimismo vem de um assunto bem mais profundo, a poesia não pode mais ser feita, não só por motivo das coisas terríveis que aconteceram, mas também por que não há mais espaço para ela no mundo moderno.

Segundo E. P. Thompson " o proletariado é o herdeiro do Iluminismo", como Escola, esse pensamento é visto como uma reavaliação radical deste período histórico no seio da corrente marxista, essa ideia contraria que o vê como um momento de liberação do jugo de forças obscurantistas da religião. Adorno e Horkheimer pensam o Iluminismo "sob o signo da negatividade". Tem-se um contraponto quando se busca focalizar a dimensão coercitiva que se esconde por trás do discurso libertador da razão.

A crítica vem de uma natureza filosófica pois el

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com