TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Coisa

Trabalho Universitário: Uma Coisa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

lkmçllkmçpmes tecnológicas que “[...] são projetados e aplica-dos sem consideração (ou com pouca considera-ção) pelas necessidades e potencialidades concretasdos países receptores” (FERNANDES (1981, p. 25).Pode-se concluir que os governos militares zerammodicaçes na sociedade brasileira em beneíciodo “grande capital”.

O PROCESSO DE RENOVAÇÃO DO SERVIÇOSOCIAL

O processo de renovação do Serviço Socialocorreu na crise do Serviço Social tradicional,que levou ao movimento de reconceituaçãodo Serviço Social latino-americano. A renovação doServiço Social brasileiro é discutida no estudo deJosé Paulo Netto sobre o Serviço Social, depois daditadura de 1964.No caso da América Latina, o movimento de re-conceituação do Serviço Social tradicional é “[...]parte integrante do processo internacional de erosãodo Serviço Social tradicional [...]” (NETTO, 2006, p.146).

7

Isso quer dizer que o movimento de reconcei-tuação oi uma resposta local à crise internacional doServiço Social.

7

Em resposta à crise e aos questionamentos dos movimentossociais acerca da sociedade burguesa e do Serviço Social tradi-cional, um grupo de assistentes sociais organizou o movimentode Reconceituação do Serviço Social Latino-americano, queocorreu de 1965 a 1975 (tema do texto da aula 3).

Segundo Netto (2006, p. 154), na erosão da basedo Serviço Social tradicional, “a refexão prossio-nal de desenvolveu em três direçes”: a perspecti-va modernizadora, a perspectiva da reatualizaçãodo conservadorismo e a perspectiva da intenção deruptura. Foi assim o início da renovação do ServiçoSocial brasileiro.O Serviço Social, na perspectiva modernizadora,ajustou-se ao projeto econômico do governo mili-tar. Na concepção da reatualização do conservado-rismo, deu um novo ormato a ele, e na perspectivada intenção de ruptura, pretendia romper com a suaherança conservadora.Netto (2006, pp. 152–153) também detectou trêsmomentos no processo de renovação:O primeiro, desencadeado na segunda metadedos anos 1960, oi marcado pelos seminários de te-orização do Serviço Social, promovidos pelo CentroBrasileiro de Cooperação e Intercâmbio de ServiçosSociais (CBCISS).

8

O segundo momento, além do CBCISS, que semaniestou na década de 1970, incorporou as pro-duçes teóricas dos cursos de pós-graduação.

9

O terceiro, que se desencadeou no início dos anosde 1980, agregou aos dois anteriores a AssociaçãoBrasileira de Ensino de Serviço Social (ABESS)ligada às agências de ormação, e entidades ligadasà categoria, como as associaçes prossionais, ossindicatos, entre outros.É possível dizer que, no Brasil, atores como a lutados subalternos contra a exploração e as maniesta-çes pela democracia, ocorridas no período de 1960a 1964, bem como o golpe militar de 1964 e a aber-

8

“Fundad

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com