TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência doméstica

Resenha: Violência doméstica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 2

Pensa-se na criança como um ser inserido no seu meio familiar do qual derivam, de forma natural e espontânea, todas as atenções afetivas e materiais que necessita para o seu normal desenvolvimento. Todavia, há ocasiões em que este mesmo núcleo familiar se torna hostil para com o menor, resultando em abandono, maus-tratos, abusos sexuais e, muitas vezes, culminando com a morte. Assim, os maus-tratos têm sido racionalizados, através dos tempos, pelas mais variadas justificativas conhecidas, desde práticas e crenças religiosas.

Sabemos que atualmente os maus-tratos contra crianças vêm acontecendo de forma mais evidente. Esse comportamento, muitas vezes, acaba produzindo atitudes agressivas às crianças, interferindo na integridade básica e na consciência de uma amorosidade própria interior, levando a criança a acreditar que todos os seus atos os levarão a punição. Assim, a criança entende que ela não é um ser confiável que mereça segurança e amor e, como consequência, retraindo suas emoções para obter o reconhecimento e a satisfação dos desejos pessoais. A criança, nesse processo, sente-se culpada pelos maus tratos que recebe, trazendo dor e sofrimento para sua vida. Elas acreditam que é necessário perdoar os agressores para também serem perdoadas.

A criança e o adolescente são pessoas que estão em fase de desenvolvimento e, para que isso aconteça de uma forma equilibrada, é preciso que o ambiente familiar propicie condições saudáveis de desenvolvimento, o que inclui estímulos positivos, equilíbrio, boa relação familiar, vínculo afetivo, diálogo, entre outros.

É na relação em família que ocorrem os fatos mais expressivos da vida das pessoas, tais como a descoberta do afeto, da subjetividade, da sexualidade, a experiência da vida, a formação de identidade social. A ideia de família refere-se a algo que cada um de nós experimentou, repleta de significados afetivos, de representações, opiniões, juízos, esperanças e frustrações. Assim, falar de família é falar de algo que todos já experimentaram. É o espaço íntimo, onde seus integrantes procuram refúgio, sempre que se sentem ameaçados. No entanto, é no núcleo familiar que também acontecem situações que modificam para sempre a vida de um indivíduo, deixando marcas irreparáveis em sua existência, uma dessas situações é a violência doméstica contra a criança e o adolescente.

As consequências da violência doméstica podem ser muito sérias, pois crianças e adolescentes aprendem com cada situação que vivenciam, seu psicológico é condicionado pelo social e o primeiro grupo social que a criança e o adolescente têm contato é a família. O meio familiar ainda é considerado um espaço privilegiado para o desenvolvimento físico, mental e psicológico de seus membros um lugar sagrado e desprovido de conflitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com