TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência doméstica

Resenha: Violência doméstica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Resenha  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

Violência doméstica

A violência doméstica é um problema que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos praticada dentro de casa ou no âmbito familiar , entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentesco natural pai, mãe, filhos, irmãos etc. Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro.

Sua importância é relevante sob dois aspectos; primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às suas vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica, incluindo aí a Negligência Precoce e o Abuso Sexual, que pode impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima, muitas vezes impedidos de se revelar pela própria família.

A família não é um lugar só de afetividade, mas também de tensões e conflitos e para muitos representa lugar de perigo. Na família está presente componentes de classe, gênero etnia, geração. Neste caso Morgana (2001) afirma que:

“... As perspectivas que localizam a origem da violência doméstica contra a mulher, crianças e adolescentes nas relações interpessoais familiares – ocultando o lugar de sua origem – estrutura da sociedade determinada por relações de classe , gênero e etnia, em uma sociedade de caráter adultocêntrico”.(MORGADO ,2001:32).Deste modo a autora mostra que a violência que se apresenta no espaço doméstico está entrelaçada com as relações sociais gerais.

Vale ressaltar que as vítimas de violência doméstica, em função de encontrar-se em uma sociedade que prefere não enxergar o que esta a sua frente, acaba por não denunciar a violência que sofrem em âmbito familiar, tanto por vergonha, quanto pelo fato de que a sociedade e as autoridades dão pouca atenção aos que denunciam. A visão da família como lugar perfeito e sagrado são fatores que dificultam a denúncia da violência, fazendo com que os fatos que envolvam a imagem da família não sejam revelados. A situação de violência doméstica, pode então chegar aos extremos de graves mutilações ou homicídio onde a vítima nem ao menos é ouvida.

A violência aparece também de forma psíquica, onde se destrói a moral e a auto-estima do sujeito, sem marcas visíveis ao corpo da vítima que normalmente são adolescentes e mulheres. As marcas nesse caso são internas, psicológicas, através de humilhações, xingamentos, podendo chegar a injúrias e ameaças contra a vida.

O importante é que, ao se tomar conhecimento dessas formas de violência, sejam feitas denúncias aos órgãos especializados, a fim de ajudar as vítimas, tentar tirá-las desse convívio de tanto sofrimento e mostrar ao agressor que ele não é tão poderoso quanto imagina, mas sim covarde por só ter coragem de manifestar sua agressividade dentro de casa, contra pessoas indefesas e sem exposição pública. Desta maneira a resenha do texto apresentado trás, dois aspectos: a Violência Doméstica e o Sentido de Família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com