TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO E MASCULINO

Por:   •  24/6/2014  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA REPRODUTOR

Todo ser vivo tem um tempo limitado de vida: nasce, cresce, envelhece e morre. Várias espécies continuam povoando a Terra graças a capacidade de reprodução.

A reprodução humana ocorre pela fertilização interna durante a relação sexual. Durante este processo, o pênis ereto do macho é inserido na vagina da fêmea até o macho ejacular o sêmen, que contém espermatozoides, na vagina da fêmea. Os espermatozóides, em seguida, viajam através da vagina e do cérvix no útero. A fertilização geralmente acontece na tuba uterina (fecundação é o nome dado ao encontra dos gametas, do óvulo e do espermatozóide). Após a fertilização bem sucedida, a gestação do feto ocorre então dentro do útero da fêmea durante cerca de nove meses; este processo é conhecido como gravidez nos seres humanos. A gestação termina com o nascimento, que ocorre com o parto.

Antigamente a reprodução humana era compreendida de maneira mais filosófica do que científica. Hipócrates (maior médico da Antiguidade) acreditava que "sementes que emanavam de todas as partes do corpo do homem e da mulher se juntavam para formar o fruto". Aristóteles opinava que os fatores masculinos forneciam o movimento e os femininos forneciam a substância; o sexo do bebe determinado pelos fatores que predominassem.

Os vastos conhecimentos existentes na atualidade sobre a produção humana, em sua maioria, devem-se às investigações realizadas nas últimas cinco décadas. Antes disso, as descobertas seguiam lentas. Em 1672 Graaf observou os nódulos linfáticos de um ovário e erroneamente interpretou que fossem ovos.

O óvulo só foi compreendido em 1827, quando Von Baer traçou seu curso ao longo da tuba uterina até o útero.

No tocante aos espermatozóides, eles receberam essa denominação porque se pensava, originalmente, que fossem "pequenos animais parasitas". Em 1853, a fertilização foi descrita apropriadamente como a entrada do espermatozóide no óvulo. Com o avanço tecnológico dos últimos cinqüenta anos a Medicina pode acompanhar o desenvolvimento do embrião durante toda a gestação.

Atualmente a Medicina compreende que o sexo do bebe é determinado pelos cromossomos que fertilizam o óvulo, bem como as características físicas do homem e da mulher são definidas através das influências hormonais, que distinguem as características dos corpos masculinos e femininos.

SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO

Os principais órgãos masculinos para a reprodução são os testículos, o epidídimo, os canais deferentes, as vesículas seminais, a próstata e o pênis.

Anatomia:

O sistema reprodutor masculino inclui:

• Testículos – onde é formado o esperma e é secretada a testosterona, o hormônio sexual masculino;

• Epidídimo – sistema de tubos enovelados, por onde passam os espermatozóides durante sua maturação;

• Canal deferente ou Ducto deferente – onde o esperma fica armazenado e que também conduz o esperma do epidídimo para a uretra. A parte superior desse canal deferente é dilatada, formando a âmpula do canal deferente. Quantidade adicional de esperma aí fica armazenada antes da ejaculação;

• Glândulas Bulbo Uretrais ou de Cowper: sua secreção transparente é lançada dentro da uretra para limpá-la e preparar a passagem dos espermatozóides. Também tem função na lubrificação do pênis durante o ato sexual.

• Vesícula seminal – glândula tubular convoluta, que secreta líquido amarelo e viscoso – líquido seminal – para a parte superior do canal deferente, durante o ato sexual;

• Próstata – uma grande massa glandular que circunda a uretra, no ponto em que sai do colo da bexiga; emite outro tipo de líquido para a uretra, durante o ato sexual: um líquido fluído, leitoso e alcalino – o líquido do prostático;

Pênis – órgão sexual masculino externo. Formado por dois corpos cavernosos e por um corpo esponjoso, cada um deles formado por milhares de espaços semelhantes a cavernas, que contém sangue. O excesso de sangue ao preencher esses espaços é que resulta na ereção do pênis

As funções reprodutivas masculinas podem ser divididas em três subníveis:

• Espermatogênese

• Desempenho do ato sexual;

• Regulação hormonal.

Espermatogênese

É a produção de gametas masculinos, os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com