TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Amazônia

Artigo: A Amazônia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 3

Amozônia

A porcentagem de oxigênio é bem maior que a do gás carbônico, por conta dos renovadores de ar. Por essa causa a Amazõnia é denominada o pulmão do ar.

As arvores podem ajudar no nosso clima, de três maneiras básicas: reduzindo a temperatura, reduzindo o uso de energia e reduzindo ou removendo os poluentes do ar. Cada parte de uma árvore, das folhas às raízes, contribui para o controle do clima.

Poluição de carros

A pesquisa Indicadores do Desenvolvimento Sustentável Brasil 2008, divulgada na quarta (04/05) pelo IBGE, mostrou que o grande vilão da qualidade do ar não são mais as substâncias poluentes emitidas pelas indústrias, que destróem a camada de ozônio. O nível de emissão das indústrias caiu. Atualmente, os maiores causadores da poluição atmosférica no Brasil são o aumento na frota de veículos, que compromete principalmente o ar das grandes cidades, e as queimadas de mata, no Norte e no Centro-Oeste, e de cana-de-açúcar, no Nordeste e em Minas e São Paulo.

De acordo com o IDS do IBGE, em São Paulo aumentou o número de dias em que a poluição do ar superou o limite considerado adequado, passando de 158 em 2005 para 168 em 2006.

Nos primeiros três meses deste ano, conforme dados da Cetesb, a qualidade do ar em São Paulo foi classificada 14 vezes como má ou inadequada, em uma ou mais estações de medição. O mês mais poluído foi março,o mesmo em que houve maior expansão da frota de veículos na cidade: foram emplacadas 48.571 novas unidades no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O número de novos emplacamentos por dia chega a quase mil, totalizando uma frota de 6,103 milhões de veículos na cidade.

Com o aquecimento da economia e os incentivos recebidos pela indústria automobilística o número de carros circulando tende a aumentar ainda mais. A Anfavea, associação que representa as montadoras instaladas no país, estima um crescimento recorde de vendas de 24,2% sobre 2007, equivalente a 3,060 milhões de unidades.

O governador José Serra anunciou um pacote de incentivo à indústria automobilística de R$ 6,8 bi. A verba será liberada como crédito acumulado pelas montadoras com o ICMS, imposto estadual, e vai icentivar ainda mais a produção.

Poluentes produzidos pelo motor de um carro

A fim de reduzir as emissões, motores de carros modernos controlam cuidadosamente a quantidade de combustível que queimam. Eles procuram manter a mistura ar-combustível bem próxima do ponto estequiométrico, que é a proporção ideal de ar para que ocorra uma combustão. Teoricamente, nessa proporção, todo o combustível será queimado usando todo o oxigênio no ar. Para a gasolina, a proporção estequiométrica é de aproximadamente 14,7:1. Isso significa que, para cada grama de gasolina, serão queimadas 14,7 gramas de ar. Na verdade, a proporção ideal varia bastante durante o funcionamento do carro. Às vezes, a mistura de combustível pode ser pobre (proporção de ar para combustível acima de 14,7); em outros momentos, pode ser rica (proporção abaixo de 14,7). Para o álcool etílico hidratado usado no Brasil, o ponto estequiométrico é 9:1.

As principais substâncias emitidas por um motor de carro são:

• gás nitrogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com