TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR

Por:   •  26/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.414 Palavras (6 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO [pic 1]

NÚCLEO DE NOVA FÁTIMA

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA CULTURAL

PROFESSORA: JOSÉ PEDRO NETO  

A CULTURA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR

Nova Fátima-Bahia

MAIO / 2018

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS CAPIM GROSSO

SONIA REGINA FERREIRA BONFIM MORAIS

A CULTURA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR

Pesquisa sobre a cultura na construção de uma sociedade melhor, solicitado e orientado pelo professor José Pedro Neto, com fins avaliativos, para a disciplina Antropologia Cultural da grade curricular do curso de Serviço Social.

        

Nova Fátima-Bahia

MAIO/2018        

A CULTURA NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MELHOR

                                                                                     

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa que comtemplou vários assuntos referentes à cultura e à sua relação com a sociedade, tema esse que consideramos essencial para entendermos melhor o que é realmente “cultura” em todo o seu contexto e qual sua dinâmica na sociedade.

De maneira leiga, a cultura é geralmente conhecida como um apanhado de práticas humanas voltadas às artes. Mas, partindo de um conceito mais científico veremos, no primeiro tópico desse trabalho, que cultura é um termo que pode ser usado para muito além dessa definição e que seu cunho antropológico e social, torna-a substancialmente interventiva na formação e na transformação da sociedade, podendo ser amplamente usufruída pelos agentes sociais como instrumento transformador, mesmo por quê, segundo alguns teóricos, a cultura são “óculos” com os quais as pessoas enxergam uma mesma realidade de formas totalmente diferentes.

O QUE É CULTURA?

Cultura tem um significado amplo e de certa forma, enriquecido nos dias atuais, pois, tudo o que se refere a conhecimento, arte, crenças, costumes, ética, moral, e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem, na família e na sociedade a qual pertence, pode ser chamado de cultura.

Em uma segunda definição, por um anglo mais crítico, como é a proposta deste trabalho, “Cultura” também pode ser um conjunto de ideias, atitudes, comportamento e condutas sociais, assimilados, desde o nascimento, por gerações e gerações, na vida em sociedade, se tornando uma herança social da humanidade ou ainda, de forma específica, uma determinada variante da herança social de um país ou determinados grupos, como, por exemplo os “Quilombolas” e os “ciganos”.

Interessantíssimo ressaltar que a cultura não é tão “fixa” ou “determinada” como a educação de um País ou Estado. A cultura é beneficiada por um, digamos assim, artifício adaptativo, onde a humanidade se enriquece de acordo com mudança de épocas, de pensamento, de hábitos e vai passando à gerações futuras novas roupagens e novas colocações.

As nações possuem a sua própria cultura e nela, várias características que a tornam peculiar e diferenciada. Como por exemplo, a cultura brasileira que é conhecida mundialmente pela alegria do povo, a qual se reflete na música e nas artes plásticas e humorísticas.

A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, onde vai se transformando, perdendo e incorporando outros aspetos procurando assim melhorar a vivência das novas gerações.

A cultura é um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensar inerentes ao desenvolvimento do ser humano.

É POSSIVEL ATRAVÉS DA CULTURA CONSTRUIRMOS UMA SOCIEDADE MELHOR?

A reprodução e sobrevivência da raça humana até os dias atuais perpassa por um constante, e quase exaustivo, processo de socialização, abrangendo desde padrões de comportamento nato, instintivo, até padrões de comportamento social adquiridos ao longo dos anos. Assim, em constantes interações sociais crescemos e nos transformamos através de conhecimentos, valores, crenças e idealizações que formam a nossa cultura e que, num verdadeiro efeito bumerangue, também nos deixa formar por ela.

A cultura, com suas características multifacetadas, incorpora um processo de socialização poderoso, às vezes de maneira informal, outras vezes de forma mais empírica, mas sempre presente, no cotidiano da família, na escola, no trabalho, nas associações, nos grupos organizados e em quase toda a nossa vida. Possuindo, portanto, papel decisivo no desenvolvimento da sociedade.

A cultura, no sentido “saber”, no sentido “conhecimento” tem o poder, quase divinizado, de levar o indivíduo que a adquiriu (ou está adquirindo) a alcançar objetivos que o levam a desempenhar uma cidadania plena; a ingressar no mercado de trabalho; a entrar no mundo dos negócios e, até mesmo, a optar por adquirir mais conhecimento. O mundo atual tem o poder da informação nos livros, TV, jornais, internet e outros meios. Apesar de toda a troca de informações, falta socialização e humanidade, pois temos problemas como aquecimento global, doenças, pobreza e violência.

        Na atualidade, a globalização produz cada vez mais desigualdade social, tornando cada vez mais crescente, mazelas como, o desemprego, a insegurança e a fome. Assim, tão necessário quanto resolver questões como o aquecimento global, é resgatar no ser humano a ética de preservação do bem comum e outros valores necessários para salvar a nós e ao mundo, e esse pensamento depende do ponto de vista cultural. Na verdade, já é uma cultura, fomenta o pensamento ecológico, social e, ético e moral. Daí a necessidade de um “movimento cultural pró cultura”, onde as pessoas possam criar, melhorar e disseminar ações de enriquecimento educativo, onde a visão de que o nosso mundo é melhor e mais correto do que o de outras pessoas possa deixar de existir O homem não sobrevive sozinho, sempre precisa do outro, desde o seu nascimento só sobrevive se receber todos os cuidados. Muitos dos nossos problemas atuais se devem às carências afetivas da época de infância. Mas para melhorarmos a sociedade, através da cultura é preciso haver ética, moral, respeito, justiça, diversidade de pensamento e consideração dos valores universais de paz, aceitação e solidariedade. Precisamos de uma ética de tolerância e respeito para uma convivência pacífica, indispensáveis no mundo que dizemos ser “globalizado”. O ideal da sociedade seria formar cidadãos responsáveis, vivendo com o outro harmonicamente, preservando os valores de respeito à liberdade e à vida. Esses valores servem de alicerce para que as pessoas se conectem verdadeiramente, em harmonia. Há muitos conflitos nos dias atuais, como podemos ver, no nosso país, onde os caminhoneiros, em uma luta social sem precedentes, mostram uma cultura de união, organização e força, que os brasileiros não conheciam. Estamos nos acostumando com a guerra e a violência, nos isolando socialmente, não conservamos os vínculos afetivos com o outro, não temos uma educação baseada na formação de valores. Os jovens estariam mais comprometidos com a melhora se crescessem como pessoas responsáveis, livres e críticas e preservassem valores como respeito e solidariedade. Assim eles prevalecerão sobre a ganância e a estupidez e teremos uma sociedade melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (113 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com