TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elefantiase| Filariose

Casos: A Elefantiase| Filariose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 3

Filariose

Também chamada de filaríase, esta doença é considerada uma típica patologia tropical. Leia mais neste artigo sobre aas causas, sintomas e modos de prevenção contra esta doença.

O QUE É?

A doença filariose pode ser causada por nove espécies de parasitas que podem infectar o corpo humano. Os vetores, ou seja, transmissores do parasita são em sua maioria insetos que se alimentam de sangue humano, como mosquitos.

De acordo com a espécie de verme, a doença é dividida em três tipos. A filariose subcutânea, na qual o verme afeta a camada de gordura que fica abaixo da pele, a filariose linfática, que afeta principalmente os vasos linfáticos, e a filariose de cavidade serosa, que afeta principalmente a cavidade abdominal.

A forma mais comum desta doença é a forma linfática, também chamada de Elefantíase.

A sobrevivência e transmissão desta doença só pode ser possível em clima úmido, com temperaturas altas. Desta forma, casos na Europa ou outros lugares temperados só existem em caso de viagem do paciente já infectado para o país em questão.

SINTOMAS

Alguns casos são assintomáticos, no entanto o paciente continua transmitindo larvas, chamadas de microfilárias, através de seu sangue.

Estas microfilárias acabam por entupir os vasos linfáticos, formando primeiramente nódulos palpáveis, depois a deformação avançada do membro, geralmente perna ou escroto, fazendo-o se parecer com um membro de elefante.

Este sintoma aparece a longo prazo, sendo precedido por um período de incubação e de outros sintomas mais brandos.

A linfa (líquido dos vasos linfáticos que se acumula com o entupimento causado pelas microfilárias e deforma os membros do paciente) deve ser drenada para evitar que arrebente o vaso.

A presença das larvas também pode levar a episódios de reação imunológica do organismo do paciente infectado, como coceira generalizada, febre, mal estar, asma, problemas respiratórios, fadiga recorrente, aumento de gânglios, entre outros. Nesta fase, os membros já apresentam inchaço perceptível.

Nos homens, esta doença também pode causar inchaço, deformação ou inflamações sérias nos testículos.

EVOLUÇÃO

Após oito meses de contágio, a transmissão de microfilárias (larvas resultantes de reprodução de parasitas dentro do corpo do paciente) se inicia, aumentando cada vez mais de número a cada ciclo.

Ao picar uma pessoa doente, o mosquito, ou vetor, capta juntamente com o sangue, as larvas microfilárias. Dentro do corpo do mosquito, as microfilárias se desenvolvem e se transformam em formas do verme que podem infectar outras pessoas.

Quando atingem um novo hospedeiro, os vermes evoluem para a reprodução, gerando mais microfilárias e um novo ciclo.

Existe também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com