TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Família e Sociedade Contemporânea

Por:   •  22/4/2016  •  Seminário  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário

Sumário 2


INTRODUÇÃO 3


FAMÍLIA E SOCIEDADE 3


SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO 4


CONCLUSÃO 5


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6

INTRODUÇÃO

 A finalidade deste trabalho aponta a definição e configuração de família na sociedade contemporânea, seus aspectos que se renovam constantemente. Os inúmeros desafios da família contemporânea fazem parte do cotidiano, destacando a violência, desemprego, exclusão, pobreza, uso de drogas, e outras situações que evidenciam as mudanças familiares, conflitos que determinam a exclusão total ou parcial de seus membros.
A decorrência dos desafios e conflitos gerados nas famílias contemporâneas, quando por determinado motivo não há como exercer o papel dos membros na família que compõe, torna-se necessário a intervenção do Serviço Social, atuando para uma melhor condição de vida na sociedade.

FAMÍLIA E SOCIEDADE

  A configuração de família passa por mudanças em muitas dimensões, especialmente nas relações Inter geracionais e de intimidade, por sua vez seus membros estão em busca constante de autonomia e de construção subjetiva e individual.
 O aumento de casamento entre jovens, pessoas do mesmo sexo, separações de casais, divórcios, muda o aspecto da família tradicional, nuclear e universal.  O aumento da expectativa de vida, reflete diretamente na vida familiar contemporânea, propiciando um maior convívio entre as diversas gerações.  Convivência que acaba por enfrentar as dificuldades sociais e econômicas, em relação aos avós, pais e filhos, havendo uma troca de papéis na rede familiar.
 A inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle de reprodução, a diminuição dos números de filhos, e o aumento das famílias monoparentais, faz com que as mulheres tenham maiores responsabilidades, como a do sustento da casa, a educação e jornadas de trabalho excessivo. Não existe uma única definição de família, as mudanças ocorridas na esferas publica, tem uma forte influência sobre as famílias menos favorecidas, causa um impacto de diferentes segmentos sociais, que tendem a sofrer diversas rupturas, financeiras, educacionais e de moradias, gerando assim a saída parcial ou total de seus membros mais jovens. Os papeis masculinos e femininos se tornam suscetíveis a continuar o ciclo de rupturas de seus membros.
O conceito família tende a ser o ponto central na vida de seus membros. Algumas famílias desprovidas financeiramente, torna-se possível casos em que não seja vista como um alicerce seguro podendo sofrer violência por parte dos seus membros.
O afeto entre seus membros é a parte mais importante, independente da sua configuração de família ou a consanguinidade

SERVIÇO SOCIAL CONTEMPORÂNEO

  Matricidade sócio familiar refere-se a centralidade da família, seus conflitos como centro de discussões como núcleo social importantíssimo para a efetividade de ações e serviços da política de assistência social.
Vivemos em uma sociedade com constantes mudanças sociais, econômicas e comportamentais gerando impacto e reações sobre a família e o comportamento do indivíduo.
A família é responsável pelo comportamento entre o indivíduo e a sociedade, independentemente de seu formato. Desta forma os conflitos gerados dentro da instituição família refletem diretamente na sociedade e suas relações. O artigo 226 da Constituição Federal nos certifica da grande importância que a família exerce sobre a vida social. sociedade por sua vez exerce um poder importante nas transformações familiares.
O Estado reconhece e da importância e proteção a família e seus conflitos. A pobreza e fragilidade estão relacionadas não só a economia dos país, mas também a falta de estrutura familiar na sua origem. Os interesses familiares passaram a ser um
assunto principal na assistência social, sendo compreendido e defendido com base em fatos e indicadores na real necessidade da família.
Existe necessidade de maior dedicação do Estado para desenvolver políticas que valorizem a convivência familia/sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (69.2 Kb)   docx (172.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com