TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da orientação e acompanhamento a indivíduos

Por:   •  12/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A finalidade deste trabalhado é explicar a importância da orientação e acompanhamento a indivíduos, grupos e famílias que tem como objetivo a socialização de informações fazendo com que os usuários estabeleçam uma reflexão. Sabe-se que a orientação e o acompanhamento são os instrumentais utilizados pelos profissionais do Serviço Social na execução do seu saber fazer nos diversos espaços sócio-ocupacionais, possibilitando uma reflexão das ações profissionais diante da realidade social apresentada pelo usuário.

Esse tema é abordado de três etapas: primeiro se situa na orientação e no acompanhamento de usuários, discutindo a temática e vinculando ao caráter educativo. Segundo, trata do mesmo tema focando nas ações socioeducativas no âmbito dos processos socioassistenciais. E na terceira é abordado uma discussão sobre as ações socioeducativas no âmbito dos processos socioassistenciais, de planejamento e gestão e dos políticos-organizativos.

1.0 O caráter educativo da orientação e do acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias.

O Serviço Social nos dá uma base para compreender que as ações profissionais estabelecem um processo de reprodução social do trabalho  e  instituir a relação do trabalhador que é engendrada na sociedade capitalista. Relações estas mediante ao estilo de vida, valores, política, cultura, que são mediadas pelas políticas sociais garantido assim o acesso dos usuários a esses bens e serviços.

Segundo Mioto apud Cardoso e Maciel (p. 498)analisam que a profissão “se institucionaliza e se desenvolve na sociedade capitalista como ação de cunho sócio-educativo, inscrita no campo político-ideológico, nos marcos institucionais das políticas sociais públicas e privadas”.

Questionar sobre orientação e acompanhamento é analisar essas ações no caráter educativo, que possuem uma grande influência na vida dos indivíduos e famílias. Essas ações são desenvolvidas pelos Assistentes Sociais afim de atrelar a realidade o caráter transformador, uma vez que traz esse indivíduo para ser participante consciente, questionador e munidos de ferramentas que o emancipe.

Esse processo é estruturado tendo como base princípios importantes para que o trabalho se estabeleça e sirva como ponto de partida para outras atuações. A  autora divide da seguinte forma: Processo político-organizativo,  se refere  as ferramentas utilizadas pelos profissionais junto aos usuário e a sociedade como um todo, tendo como destaque a mobilização desses indivíduos. Processo de planejamento e gestão, constituem os conjuntos das ações de planejamento, gestão e administração de políticas sociais que serão referencias para o trabalho do Serviço Social bem como dos outros profissionais, seja na esfera publica ou privada. E o Processos socioassistenciais, são os conjuntos das ações que os profissionais desenvolvem a partir do conhecimento das instituições e do sujeito junto com as demanda apresenta.

Esse processo se estabelece como ações socioeducativas que tem entre outras finalidades trazer para o sujeito a sua real condição enquanto sujeito de Direito. Assim, exige que a realidade seja apresentada para esse usuário de forma ampla, critica e consciente de forma que conheça tanto direitos, como a realidade das ações políticas, civis e sociais que compõem a sociedade em que vive.

2.0 As ações socioeducativas

As ações sócio-educativas nos processos socioassistenciais são entendidas como um processo que possui finalidade, objetivos e procedimentos. Sua contribuição, para a materialização do projeto ético-político, depende das escolhas técnico-operativas acionadas pelos Assistentes Sociais. Essas ações são construídas de duas formas: Uma relacionada à socialização de informações pautada na viabilização de direitos contribuindo com o usuário para mudar a sua realidade. E a outra baseada no processo reflexivo desenvolvido na trajetória da relação estabelecida entre profissional e usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com