TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ADMINISTRACAO FINANCEIRA E ORCAMENTARIA

Casos: ATPS ADMINISTRACAO FINANCEIRA E ORCAMENTARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  4.853 Palavras (20 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 20

e serve de guia para ações a serem executadas pela unidade da empresa definindo as responsabilidades pela gestão dos recursos e geração dos resultados de determinado período futuro.

Além de ser um instrumento de planejamento o orçamento é também um importante instrumento de controle, mesmo que seja muito bem elaborado, um orçamento não terá utilidade se não for possível exercer adequado controle sobre os resultados projetados. Controlar significa acompanhar a execução de atividades e comparar periodicamente o desempenho efetivo com o planejado, a função do controle envolve também a geração de informações para tomadas de decisões e correção do eventual desvio do desempenho em relação ao originalmente projetado.

2.1. INTERFERÊNCIA DO TEMPO SOBRE A MOEDA.

De acordo com o autor Lawrence (2010) descreve, “Como o campo das finanças está intimamente associado ao da teoria econômica, os administradores financeiros precisam entender a estrutura da economia e estar alertas para as consequências de níveis variáveis de atividade econômica e de mudanças de política econômica”.

Investidores têm uma preferência por dinheiro agora em vez de depois, pois o dinheiro perde o valor ao longo do tempo, vale mais agora do que no futuro. Sendo que o seu valor mudo com o tempo.

As três razões que importantes pelas quais o valor do dinheiro decresce progressivamente ao longo do tempo são as seguintes:

• Inflação refere-se ao aumento geral de preços na economia num determinado país ou região, durante um período.

• Risco, ou incerteza acerca do futuro, também causa um declínio no valor do dinheiro.

• Preferência pela Liquidez é importante tanto para um investidor quanto para uma empresa. Refere-se ao grau de facilidade com que os ativos podem ser convertidos em caixa.

2.2. VALOR FUTURO E JUROS COMPOSTOS

Qualquer investimento ou comprometimento de caixa razoáveis devem proporcionar um aumento de valor ao longo do tempo. Dada uma quantia de dinheiro que se deseja aplicar, pode-se descobrir quanto tal montante aumentara no futuro, uma vez que a taxa de retorno seja conhecida.

2.3. VALOR PRESENTE E TAXA DE DESCONTO

Ele é de vital interesse para o pessoal da área financeira, porque ele fornece uma base para comparar a lucratividade de vários projetos ou investimentos diferentes durante um período de vários anos.

Ele é o valor do dinheiro dos retornos ou rendas futuros, descontada a taxa de capitalização. A taxa de desconto ou de capitalização é uma taxa de juro aplicada a uma serie de futuros pagamentos ou recebimentos ajustados ao risco e à incerteza do fator do tempo.

3. ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA

A administração do caixa compreende uma tarefa de suma importância para a empresa. A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção, de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e medias empresas é a falta de habilidade gerencial de seus administradores. Estas empresas normalmente nascem através de umas ideias de negócios proposta por empresários que conhecem profundamente a função técnica a ser exercida, porém, não se preocupa com a função administrativa financeira da empresa. O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

Elaborado em períodos, o fluxo de caixa deve compreender um resumo do cronograma das despesas e investimentos, das receitas previstas e épocas de realizações, dos pagamentos parciais ou totais de obrigações, bem como de novas obrigações a contratar, possibilitando prever as projeções das entradas e saídas de recursos e os períodos deficitários e superavitários da projeção.

Os resultados finais por períodos. O demonstrativo do Fluxo de Caixa é o instrumento financeiro que permite ao administrador monitorar a evolução do equilíbrio ou desequilíbrio entre a entrada e a saída de dinheiro durante um período determinado, possibilitando a adoção antecipada de medidas que possibilitem assegurar a disponibilidade de recursos para o atendimento das necessidades de caixa.

Os contextos econômicos modernos de concorrência de mercado exigem das empresas maior eficiência na gestão financeira de seus recursos, não cabendo indecisões e imprevisões sobre o que fazer com eles. Sabidamente, uma boa gestão de recursos financeiros reduz substancialmente a necessidade de capital de giro, proporcionando maiores lucros com a redução das despesas financeiras. Se os fluxos de caixa são otimizados, obtém-se maior segurança na utilização do capital de giro. Essa deve ser a preocupação constante das empresas, pois os custos financeiros podem absorver valores significativos da sua receita operacional. A preocupação com o fluxo de caixa não deve ser exclusiva das grandes empresas; uma instituição religiosa, empresa estatal, empresa privada, comercial, industrial ou de serviços também necessitam de um fluxo bem gerenciado com a finalidade de atingir os seus objetivos de maneira adequada. Somente um Fluxo de caixa bem otimizado poder dimensionar com segurança o capital de giro.

4. DESENVOLVIMENTO DO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar os resultados do negócio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto ás necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, objeto do estudo, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizado como insumo á gestão financeira. Através do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcança-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa.

A administração financeira empírica poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com