TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS_ Controle E Automação (Salvo Automaticamente)

Monografias: ATPS_ Controle E Automação (Salvo Automaticamente). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  6.743 Palavras (27 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 27

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A

Faculdade Anhanguera de São José dos Campos

ENGENHARIA MECÂNICA

Integrantes:

Controle e Automação de Processos Industriais

ATPS

Professor orientador: Gledson

São José dos Campos – SP

Setembro 2014

RESUMO

Esta ATPS (Atividade prática supervisionada) tem como objetivo desenvolver um projeto utilizando o Controlador Lógico Programável, baseando-se nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina. O projeto prático a ser executado será o controle de uma esteira através do seguimento das etapas e passos propostos.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

ETAPA 1 5

Passo 1 5

Passo 2 8

Passo 2 8

Passo 2 11

Passo 3 11

Passo 4 11

Passo 4 11

Passo 4 12

ETAPA 2 14

Passo 1 14

Passo 2 16

Passo 3 18

Passo 4 25

Passo 4 25

Passo 4 26

CONCLUSÃO 28

BIBLIOGRAFIA 29

1 INTRODUÇÃO

As etapas a serem desenvolvidas inicialmente nesta ATPS consistem na introdução a conceitos sobre os fundamentos do controle de processos, instrumentos para controle de processo, medição de vazão e noções de processos, a dinâmica dos processos e os modelos representativos.

Controlar um processo significa atuar sobre ele, ou sobre as condições a que o processo está sujeito, de modo a atingir algum objetivo. Para atingir tal objetivo são necessários instrumentos para se controlar as variáveis do processo como temperatura, vazão, nível, etc.

Para a escolha do tipo de controlador adequado, o projetista precisa conhecer bem a dinâmica do processo (a forma como o processo responde a uma alteração na variável de saída do controlador).

Devido a isso se torna de extrema importância o conhecimento destes conceitos, para que se possa fazer o planejamento e desenvolvimento de um projeto.

Através da execução dos passos desta ATPS seremos capazes de possuir habilidades e conhecimentos necessários para projetarmos e desenvolvermos o desafio proposto.

2 ETAPA 1

Aula-tema: Fundamentos do controle de processos. Instrumentos para controle de processo. Esta atividade é importante para que você conheça os principais fundamentos do controle de processos, bem como os instrumentos utilizados para essa finalidade. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

2.1 PASSO 1

Pesquisar, na bibliografia padrão/complementar ou na internet, sobre os principais fundamentos do controle de processos. Fazer um breve resumo sobre os conceitos vistos. Entregar no final da etapa.

O controle de processos industriais compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Abrange ações de instalação, operação, manutenção, controle e otimização em processos, contínuos ou discretos.

Os objetivos de um sistema de controle são:

• Suprimir a influência de perturbações externas

• Garantir a estabilidade do processo

• Aperfeiçoar o desempenho de um processo

Controlar um processo significa atuar sobre ele, ou sobre as condições a que o processo está sujeito, de modo a atingir algum objetivo. Um sistema de controle é um sistema que tende a manter uma relação pré-estabelecida entre duas variáveis através da comparação de funções destas variáveis e utilizando a diferença como meio de controle.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com