TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE FISICA 1

Exames: ATPS DE FISICA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  5.111 Palavras (21 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 21

TRABALHO DE ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA.

FISICA 1- Projeto SARA (Satélite de Reentrada Atmosférica)

1 – OBJETIVO 1:

Bibliografia usada para pesquisa sugerida no enunciado do trabalho:

Instituto de Aeronáutica e espaço do Ministério da Defesa do Brasil: http://www.iae.cta.br/?action=sara

Centro de Lançamento de Alcântara (CLA): http://www.cla.aer.mil.br

SITE WIKIPÉDIA: http://pt.wikipedia.org/wiki/Milha_n%C3%A1utica

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A9_(unidade)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Internacional_de_Unidades

INTRODUÇÃO SOBRE OS SISTEMA INTERNACIONAL DE MEDIDAS.

Antes de darmos inicio no foco principal desta atividade voltada ao projeto “SARA” e o veiculo de sondagem VS-40, é importante esclarecermos alguns pontos sobre o sistema internacional de medidas (SI), está convenção de unidades das principais grandezas nos permite a abrangência de suas medidas e submedidas.

Sistema Internacional de Unidades (SI) é a forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas e da conveniência do número dez. É o sistema mais usado do mundo de medição, tanto no comércio todos os dias e na ciência O SI um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo moderno, que visa a uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes.

O antigo sistema métrico incluía vários grupos de unidades. O SI foi desenvolvido em 1960 do antigo sistema metro-quilograma-segundo, ao invés do sistema centímetro-grama-segundo, que, por sua vez, teve algumas variações. Visto que o SI não é estático, as unidades são criadas e as definições são modificadas por meio de acordos internacionais entre as muitas nações conforme a tecnologia de medição avança e a precisão das medições aumenta.

O sistema tem sido quase universalmente adotado. As três principais exceções são a Myanmar, a Libéria e os Estados Unidos. O Reino Unido adotou oficialmente o Sistema Internacional de Unidades, mas não com a intenção de substituir totalmente as medidas habituais.

Unidades básicas (SI)

Outras derivações (SI)

Prefixos oficiais do (SI)

Para atividade proposta na conversão de unidades conheceremos um pouco mais sobre a origem das medidas propostas, “Pés” e “Milhas Náuticas”.

Pé (ou pés no plural; símbolo: ft) é uma unidade de medida de comprimento. Um pé corresponde a doze polegadas, e três pés são uma jarda. Esse sistema de medida é utilizado atualmente no Reino Unido, nos Estados Unidos e, com menor frequência, no Canadá.

Um pé correspondia a onze polegadas e meia. Hoje, a medida é doze polegadas - o tamanho médio dos pés masculinos adultos. Esta medida é amplamente usada na aviação e atualmente equivale a 30,48 centímetros.

Milha Náutica, ou Milha Marítima, é uma unidade de medida de comprimento ou distância, equivalente a 1.852 metros, utilizada quase exclusivamente em navegação marítima e aérea e na medição de distâncias marítimas. A milha náutica não integra o Sistema Internacional de Unidades (SI) e o seu uso é desencorajado quando em relação com grandezas expressas em unidades do SI. A milha náutica foi historicamente definida como sendo o comprimento de um minuto de arco medido, à superfície média do mar, ao longo de qualquer grande círculo da Terra.

Com aquela definição, a milha apenas pode ser utilizada como uma medida aproximada, usando os minutos medidos sobre um meridiano ou sobre o equador. A sua não exatidão deriva de a Terra não ser uma esfera perfeita, já que exibe, em resultado do seu movimento de rotação, achatamento nos pólos e alongamento do seu raio ao longo do equador. Esse efeito faz variar o comprimento de um minuto de arco do grande círculo desde 1 843 metros nas zonas polares até 1 862 metros na zona equatorial. Outro fator que contribui para a inexatidão é a irregularidade da superfície terrestre, que embora a uma escala pequena, tem zonas deprimidas e levantadas, o que faz variar o comprimento do arco medido ao longo da superfície em algumas dezenas de metros.

PROJETO SARA E VEICULO DE SONDAGEM VS-40

O PROJETO SARA objetiva termos uma plataforma orbital para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade, mas ainda visa desenvolver estruturas que possam suportar o severo ambiente de reentrada na atmosfera terrestre sem serem destruídos pelo calor.

No futuro, o SARA pretende ser uma plataforma industrial orbital para a qualificação de componentes, materiais especiais e equipamentos espaciais.

O objetivo a longo prazo é avançar para a nova geração de veículos de reentrada e para as aeronaves hipersônicas. O Subsistema de Recuperação é constituído de um conjunto de três tipos de paraquedas: uma aba piloto, para a extração dos demais paraquedas, um paraquedas de arrasto, para a redução principal de velocidade, e um conjunto de paraquedas principais, para levar a plataforma até a velocidade de descida especificada para o impacto com a água.

O Sara Suborbital consiste em um veículo suborbital de 350 kg, a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de microgravidade de curta duração (cerca de 8 min).

O VS-40 é um veículo suborbital de dois estágios a propulsão sólida com capacidade de efetuar missões com cargas úteis de até 500 kg em trajetórias de 650 km de apogeu. O primeiro estágio é constituído pelo propulsor S40 do SONDA IV e o segundo estágio pelo propulsor S44, quarto estágio do VLS-1.

O projeto teve início da década de 90, como uma fase intermediária do projeto VLS-1. Na verdade, objetivava-se realizar um único lançamento experimental para qualificar o quarto estágio do VLS-1 em condições de voo (vácuo), mas o estudo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com