TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ELEMENTO DE MAQUINAS

Artigos Científicos: ATPS ELEMENTO DE MAQUINAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  5.847 Palavras (24 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 24

Passo 2

1 - Deformação

A deformação ocorre quando é aplicada uma tensão ou variação térmica que altera a forma de um corpo. As deformações por tensão podem ser classificadas basicamente em três tipos: deformação transitória ou elástica, deformação permanente ou plástica e ruptura.

Na deformação elástica, o corpo retorna ao seu estado original após cessar o efeito da tensão. Isso acontece quando o corpo é submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de hooke).

Na deformação permanente, o corpo não retorna ao seu estado original, permanece deformado permanentemente. Isso acontece quando o corpo é submetido à tensão de plasticidade, que é maior daquela que produz a deformação elástica.

Na deformação por ruptura o corpo rompe-se em duas ou mais partes. A ruptura acontece quando um corpo recebe uma tensão inicialmente maior daquela que produz a deformação plástica; essa tensão tende a diminuir após o início do processo.

2 - Escoamento

Limite de escoamento, também chamado e tensão de cedência (em Portugal), ou tensão de escoamento (no Brasil), é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke ([pic]) e começa a sofrer deformação plástica (deformação definitiva).

3 - Indentação

Em ciência da computação, indentação (recuo, neologismo derivado da palavra em inglês indentation, também se encontram as formas identação e endentação[1]) é um termo aplicado ao código fonte de um programa para indicar que os elementos hierarquicamente dispostos têm o mesmo avanço relativamente à posição (x,0).

Na maioria das linguagens a indentação tem um papel meramente estético, tornando a leitura do código fonte muito mais fácil (read-friendly), porém é obrigatória em outras. Python, Occam e Haskell, por exemplo, utilizam-se desse recurso tornando desnecessário o uso de certos identificadores de blocos("begin" e/ou "end").

A verdadeira valia deste processo é visível em arquivos de código fonte extensos, não se fazendo sentir tanto a sua necessidade em arquivos pequenos (relativamente ao número de linhas). Para qualquer programador, deve ser um critério a ter em conta, principalmente, por aqueles que pretendam partilhar o seu código com outros. A indentação facilita também a modificação, seja para correção ou aprimoramento, do código fonte.

Existem centenas de estilos de indentação, mas, basicamente, consiste na adição de tabulações no início de cada linha na quantidade equivalente ao número de blocos em que cada linha está contida.

4 - Fratura

Os materiais se rompem quando submetidos a um carregamento no qual a tensão seja maior que aquela da sua resistência mecânica. Contudo, o comportamento ao longo desse processo pode classificar os materiais em dois grandes grupos: há os que fraturam sem ‘ceder’ e os que ‘cedem’ nitidamente antes de se fraturar. Ao primeiro grupo denominamos materiais frágeis (que apresentam fratura frágil) e, ao segundo, materiais dúcteis. O vidro é um exemplo típico de material frágil e o cobre, um exemplo de material dúctil (a ductilidade está associada à capacidade que um material apresenta, de ser transformado em fios).

5 - Fadiga

As falhas por fadiga sempre têm início com uma pequena trinca, pré-existente pela manufatura do material ou que se desenvolveu ao longo do tempo, pelas deformações cíclicas, ao redor dos pontos de concentração de tensões.

Portanto, é fundamental que o projeto de peças dinamicamente carregadas, sejam elaborado de modo a minimizar a concentração de tensões. Estágios na Falha por Fadiga:

• Início da Trinca: ocorrem devido a imperfeições, partículas, inclusões, etc. (em escala microscópica os metais não são homogêneos e isotrópicos) e pontos de concentração de tensão, que contenha uma componente de tensão de tração. Pode ter uma pequena duração para o seu início;

• Propagação da Trinca: após o surgimento da trinca microscópica, ela se propaga, de acordo com os mecanismos da Mecânica da Fratura. Envolve o maior tempo de vida da peça e se houver a presença de corrosão sua velocidade irá aumentar (sob corrosão, a trinca aumenta até mesmo sob carregamento estático;

• Ruptura Repentina: devido ao crescimento instável da trinca, quando K atinge o valor de Kc, ocorre uma falha repentina e catastrófica, sem nenhum aviso.

6 – Corrosão

A corrosão pode ser definida como um ataque gradual e contínuo de metal por parte do meio circunvizinho, que pode ser desde a atmosfera contaminada das cidades ou por meio químico, liquido ou gasoso. Como resultado das reações químicas entre metais e elementos não metálicos presentes nesse meio, ocorre a mudança de forma gradual do metal em um ou em vários compostos que geralmente podem ser óxidos ou sais.

Acredita-se que a corrosão não passa de uma forma de atividade eletroquímica. A velocidade do ataque e sua extensão dependem não só da natureza do meio circunvizinho, como do tipo de metal ou liga sofrendo a ação da corrosão.

Para que se entenda bem esse fenômeno faremos um apanhado sucinto de cada tipo de corrosão que possa deteriorar um determinado material metálico.

Geralmente, para prevenir um metal dos efeitos da corrosão, cria-se uma película protetora na superfície que estará exposta ao meio corrosivo. Essa película protetora pode ser criada artificialmente, mediante deposito propositado de uma outra substancia (metálica ou orgânica) sobre a superfície do metal a proteger, ou naturalmente, ou seja, pela produção espontânea da película superficial, através da formação de um composto químico, mantido sobre a superfície metálica por forças atômicas, composto esse que resulta da reação de certos elementos de liga introduzidos no metal com o meio circunvizinho.

7. - Desgaste

O desgaste é a perda gradativa das partículas, ou seja, alteração das dimensões de um determinado materialprovocado pelo contado de dois materiais, um ou ambos em movimento, quer sejam metálicos ou não. Para exemplificar essa situação, podemos citar um eixo de máquina que esta em movimento circular em um mancal. Ambos os elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com