TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 7 AVA CIENCIAS SOCIAIS

Dissertações: AULA TEMA 7 AVA CIENCIAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  3.450 Visualizações

Página 1 de 2

1. Para Karl Marx, a produção em si já é uma forma de consumo, pois existe a utilização de matéria-prima, energia e forças vitais do trabalhador. Esse tipo de consumo é chamado de:

Escolher uma resposta.

Produtivo. O consumo pode ser entendido como a destruição daquilo que foi produzido.

2. Durante o processo de produção, existe um deslocamento que ocorre em função da venda da força de trabalho do operário ao industrial. Ao fim da produção, a mercadoria adquire um espectro fantasmagórico que a afasta de sua origem, ou seja, a produção por meio da força de trabalho humana. A essa característica adquirida pela mercadoria dá-se o nome de:

Escolher uma resposta

Fetiche. Esse conceito refere-se a uma espécie de visão fantasmagórica que ronda o objeto exposto para o consumo.

3. Em filmes, é comum o uso de uma mesma narrativa que coloca em conflito um vilão e um mocinho, que pode ser contada da mesma forma inúmeras vezes, substituindo-se apenas os atores, o cenário e um ou outro detalhe do enredo. Porém, em linhas gerais, a história é a mesma. Sabe-se que funciona e por isso aplica-se a mesma fórmula diversas vezes, gerando produtos culturais similares, com função de entretenimento e consumo.

Pode-se dizer que a descrição apresentada é uma característica:

Escolher uma resposta

Da indústria cultural. Essa é a descrição de como são feitos muitos dos produtos da indústria cultural.

4. Este conceito estético está ligado ao mau gosto e ao brega, mas é fundamentalmente um fenômeno da indústria de massa que transforma a estética de objetos requintados em mercadorias mais baratas, acessíveis às classes populares, que, por sua vez, adquirem esses objetos com o intuito de possuírem algo do requinte das classes superiores. Seu nome é:

Escolher uma resposta

Kitsch. O kitsch diz respeito à produção de bens de consumo similares a bens de alto valor, mas feitos com materiais mais baratos, em dimensões menores ou, ainda, reproduzidos em série.

5. No videoclipe Beijinho no Ombro, de Valesca Popozuda, são exemplos de elementos próprios da cultura kitsch:

Escolher uma resposta.

Móveis luxuosos, cortinas e outros adereços de um lugar requintado e nobre. Diversas referências são trazidas para ilustrar a música, que é uma espécie de canto de proteção contra as “invejosas”.

6. “Mimetismo entre classes” é o mesmo que:

Escolher uma resposta.

Cópia de hábitos culturais de uma classe social pela outra. O mimetismo entre classes é o que acabou gerando o fenômeno que hoje conhecemos como moda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com