TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Gestão Ambiental

Artigos Científicos: AVA Gestão Ambiental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

A Agenda 21 Local é excelente instrumento para o planejamento participativo que expressa a visão da sociedade. A agenda 21 engloba todos os atores sociais, que liga a sociedade e o governo conectando-os ao assunto Responsabilidade Ambiental, que estabelece uma política ambiental, fazendo uma análise objetiva colocando os problemas e propondo soluções.

A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento sustentável.

Nesse trabalho promovo pequenas atitudes e simples que estão ao alcance de todos para se fazer um planeta mais sustentável utilizando menos recursos, fazendo a reciclagem, e redução de consumos excessivos de recursos, utilizar menos o carro, ou utilizar transportes públicos, comprar apenas o necessário.

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

Aula tema 3: O caminho da sustentabilidade

PASSO 1:

1. Assista ao vídeo: Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade.

Em seguida, reflita sobre o potencial humano para a implantação da sustentabilidade. Como podemos, individualmente, colaborar para que esse conceito se torne algo correto?

Trata-se de promover o crescimento da consciência ambiental, expandindo a possibilidade de a população participar em um nível mais alto no processo decisório, como uma forma de fortalecer sua co-responsabilidade na fiscalização e no controle dos agentes de degradação ambiental.

Há uma demanda atual para que a sociedade esteja mais motivada e mobilizada para assumir um papel mais propositivo, bem como seja capaz de questionar, de forma concreta, a falta de iniciativa do governo na implementação de políticas ditadas pelo binômio da sustentabilidade e do desenvolvimento num contexto de crescente dificuldade na promoção da inclusão social.

Observa-se uma crescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. fala sobre a impossibilidade de resolver os crescentes e complexos problemas ambientais e reverter suas causas sem que ocorra uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.

PASSO 2:

1. Elabore uma pauta com pelo menos 10 ações que expressem a sua Agenda 21 pessoal. Reflita: que ações podem ser tomadas individualmente que podem colaborar para a elaboração de nossa própria Agenda 21?

O processo de Agenda 21 Local pode começar tanto por iniciativa do poder público quanto da sociedade civil.

•Proporciona eventos envolvendo temas sobre a responsabilidade ambiental, que permitam a sociedade entender o processo de proteção ao Meio Ambiente.

• Ensina pessoas o certo de como se tratar a natureza, como forma de estimular a consciência e o cumprimento da legislação vigente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com