TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acool

Tese: Acool. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Tese  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

O QUE É O ALCCOL

O principal agente do álcool é o etanol (álcool etílico). O consumo do álcool é antigo, bebidas como vinho e cerveja possuíam conteúdo alcoólico baixo, uma vez que passavam pelo processo de fermentação. Outros tipos de bebidas alcoólicas apareceram depois, com o processo de destilação.

Apesar de o álcool possuir grande aceitação social e seu consumo ser estimulado pela sociedade, ele é uma droga psicotrópica que atua no sistema nervoso central, podendo causar dependência e mudança no comportamento.

Quando consumido em excesso, o álcool é visto como um problema de saúde, já que esse excesso pode estar ligado a acidentes de trânsito, violência e alcoolismo (quadro de dependência).

Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos, um que estimula e outro que deprime. No primeiro período pode ocorrer euforia e desinibição. Já no segundo momento ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono. Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer também a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões

COMO O ÁLCOOL AFETA O SEU CORPO

Mais do que prejudicar os reflexos e atingir o fígado, o excesso de bebida alcoólica causa prejuízos em todo o corpo humano

Cabelo: O consumo frequente pode desidratar o couro cabeludo, torná-lo quebradiço e, em alguns casos, levar à queda dos fios.

Cérebro: Um dos primeiros efeitos do álcool é uma leve sensação de relaxamento e bem-estar. Mas, dependendo da concentração encontrada no sangue, essa sensação pode se transformar em irritação e agressividade. Em poucos minutos, o álcool também provoca perda dos reflexos, prejuízo de julgamento e alteração da memória, entre outros.

Olhos: A neurite ótica causada pelo consumo abusivo de álcool esgota as reservas de zinco e de vitamina B1 do organismo e, em alguns casos, pode levar o indivíduo à cegueira.

Boca: A médio e longo prazo, a bebida pode aumentar o risco de lesões na boca e de inflamação nas gengivas. Cerca de 80% dos cânceres de boca, faringe e laringe estão relacionados ao álcool. Segundo pesquisadores australianos, até mesmo enxagua tórios bucais com álcool podem aumentar a taxa de câncer oral.

Coração: O coração não está imune aos efeitos do álcool. O consumo exagerado pode causar desde hipertensão arterial até arritmia cardíaca. Em alguns casos, o indivíduo pode sentir palpitação, falta de ar e dor no tórax. Em outros, mais severos, o álcool pode lesionar suas fibras musculares e provocar uma doença chamada mio cardiopatia alcoólica.

Estômago: O efeito do álcool no organismo está diretamente relacionado à quantidade de comida existente no estômago. Se o indivíduo bebe de estômago vazio, a absorção é muito maior. E o estrago também. O álcool irrita a mucosa estomacal e contribui para a formação de úlcera e gastrite. Em poucos minutos, causa azia, queimação e dor de cabeça.

Esôfago: Depois que entra pela boca, o álcool dirige-se para o esôfago. Lá, pode danificar as células e causar uma inflamação conhecida como esofagite. Também pode provocar dor, azia e queimação. A médio e longo prazo, até hemorragia. Cerca de 75% dos casos de câncer no esôfago são atribuídos ao consumo de bebida alcoólica.

Composição

Álcool é um termo genérico para designar uma família de substâncias químicas orgânicas de propriedade comuns. Os membros desta família incluem: etanol, metanol, isopropanol entre outros.

A substância mais ingerida desta família é o etanol, substância lícita, produzida desde a antiguidade pela fermentação de açúcares presentes em cereais, raízes e frutas.

Há uma grande variedade de bebidas alcoólicas, obtidas pela fermentação ou destilação do mosto fermentado. O vinho e a cerveja, por exemplo, derivam da fermentação; enquanto que o whisky, gim, licores, vodka e a cachaça da destilação3

O processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com