TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Financeira

Artigo: Administracao Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  3.768 Palavras (16 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 16

Curso Ciências Contábeis

Administração Financeira

5ª Série

Professora: Ivonete Melo de Carvalho

Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS)

São Borja – de Junho de 2013.

Introdução:

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada á economia e à contabilidade.

Finanças: Conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie (caixa) usados em transações e negócios com transferências e movimentação de dinheiro, onde há a necessidade de expor a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Finanças fazem parte do cotidiano da Empresa, pois é ela quem controla seus recursos, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico em que se apuram dados para a tomada de decisões na empresa.

A Administração Financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de forma eficaz, no que diz a respeito de concessão de crédito para clientes, planejamento, análise de investimentos e de meios variáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa visando o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando melhores alternativas para a condução financeira.

Etapa 1

Passo 3.

1. Objetivo de uma empresa:

Uma empresa pode ter vários objetivos, pode querer ser uma grande empresa, exportar para diversos países, ser a líder de mercado, bater recordes em produção, produzir com responsabilidade, valorizar os seus trabalhadores, enfim os objetivos de uma empresa são vários. No entanto apenas um motivo faz com que uma empresa continue viva e permaneça por muito tempo no mercado.

O principal objetivo de uma empresa é produzir com poucos custos obtendo o maior lucro possível, ou seja, o principal objetivo da empresa é gerar lucros. Ninguém abre uma empresa apenas para bonito, ou apenas para dizer que é um empresário. A empresa precisa ser bem administrada para que se saiba exatamente qual é o seu resultado, se o resultado não for positivo é preciso corrigir os erros antes que seja tarde demais, muitas vezes a empresa até apresenta lucro, mas isso necessariamente não significa que a empresa está bem. É preciso avaliar qual foi o investimento e se o retorno está de acordo com o esperado. Por outro lado se a empresa está dando um retorno bastante favorável, é preciso que seja avaliada a possibilidade de novos investimentos, não é aconselhável logo de cara já ir comprando uma caminhonete do ano, sair gastando dinheiro à toa, é preciso lembrar ainda que a rentabilidade de um mês pode não se repetir no mês seguinte. O dinheiro gera dinheiro, mas se não soubermos utilizá-lo da maneira correta podemos ter uma enorme dor de cabeça.

2. Atividades de financiamento e investimento para a administração financeira

Atividades financiamento refletem os efeitos das decisões tomadas sobre a forma de financiamentos das atividades de geração de investimento, enquanto que as atividades de investimentos classificam as atividades relativas às aplicações de recursos em caráter temporário ou permanente, ela do suporte as atividades operacionais.

3. Funções do administrador financeiro

As atividades financeiras têm como base de estudo e análise, dados retirados do balanço patrimonial e do fluxo de caixa da empresa; assim é possível perceber a quantia real disponível para financiamentos das atividades atuais e das novas atividades a serem implantadas.

Dentre as funções típicas do administrador financeiro estão:

• Análise, planejamento e controle financeiro - baseia-se em coordenar as atividades e avaliar a condição financeira da empresa, por meio de relatórios financeiros elaborados a partir dos dados contábeis de resultado, analisando a capacidade de produção, tomando decisões estratégicas com relação ao rumo total da empresa. O objetivo é alavancar as operações da mesma para se obter retorno financeiro e oportunidades de se investir mais nos negócios para o alcance das metas da empresa.

• Tomada de decisões de investimento - consiste em decidir sobre a destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes (circulantes) e não correntes (realizável em longo prazo e ativo permanente). O administrador financeiro estuda a situação procurando apresentar os níveis desejáveis de ativos circulantes, determinam quais ativos permanentes devem ser adquiridos e quando os mesmos devem ser substituídos ou liquidados, buscando sempre o equilíbrio e a otimização entre os ativos correntes e não-correntes. Ou seja, deve decidir quando, como e quanto investir; se valerá a pena adquirir um bem ou direito, sempre com o intuito de evitar desperdícios e gastos desnecessários; e também decidir sobre a imobilização dos recursos correntes, que se ocorrer com altíssimos gastos na aquisição de imóveis e bens que trarão pouco retorno positivo e muita depreciação no seu valor, poderá inviabilizar o capital de giro imprescindível para a sobrevivência da empresa.

• Tomada de decisões de financiamentos - dizem respeito à captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes, no que tange todas as atividades e operações da empresa e necessite de capital ou de qualquer outro tipo de recurso para a execução de metas ou planos da empresa. Levando em conta a combinação dos financiamentos a curto e longo prazo com a estrutura de capital, ou seja, não se emprestará mais do que a capacidade da empresa tem para pagar e ser responsável pela suas exigibilidades. Para isso, é preciso pesquisar fontes de financiamento confiáveis e viáveis, sempre balanceando juros, benefícios e formas de pagamento.

4. Regime de Competência e Regime de Caixa

Muitas vezes nos deparamos com a dúvida sobre o que é e quais as diferenças entre o regime de caixa e regime de competência. Como em tópicos anteriores, bem como em futuros, abordaremos estes termos e seria de boa valia uma fonte de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com