TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise De Estrutura Das Demonstraçoes Financeiras Atps

Dissertações: Analise De Estrutura Das Demonstraçoes Financeiras Atps. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  2.353 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMOSTRAÇÕES

FINANCEIRAS

Nomes RA

Igor Bittencourt 1108357235

Iris Aguiar Lima 1185409230

Luiz Gustavo D. Conceição 1154365548

Natalia Luz de Souza 1191430533

Patrícia Mendes de Meneses 1299898564

Professor (A) Cláudio Monegatto

SANTO ANDRÉ

Abril 2013

Sumário

1. Estrutura de demonstrações financeiras - Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado de Exercício. 3

2. Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado do Exercício da Natura Cosméticos S.A 4

3. Situação da empresa 7

4. Técnica de análise por índices 7

5. Estrutura, Liquidez, Rentabilidade e Dependência Bancária 11

5.1. Estrutura 11

5.2. Liquidez 11

5.2.1. Liquidez corrente 12

5.3. Rentabilidade 12

5.3.1. Rentabilidade do ativo 12

5.4. Dependência Bancária 13

6. Rentabilidade do Ativo............................................................................................ 14

7. Termômetro de Insolvência..................................................................................... 15

8. Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa......................................................................... 17

9. Conclusão................................................................................................................. 18

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa analisar a situação financeira da empresa Natura Cosméticos através dos índices reais obtidos a partir das demonstrações financeiras, analisando seu balanços, DRE, índices de endividamento, rentabilidade e o seu ciclo operacional e de caixa no prazo de 2 anos. A análise financeira é fundamental para a empresa conhecer sua situação, sanando assim dificuldades e promovendo o seu crescimento.

O estudo deste caso facilita o aprendizado e a assimilação de conceitos fundamentais para uma análise econômica de uma empresa.

A Natura Cosméticos S/A é uma das maiores empresas fabricantes brasileira de cosméticos, onde em 1969, em São Paulo foi inaugurado uma pequena loja e um laboratório e ao final de 2008 deram origem a um complexo industrial e uma força de vendas formadas por 850 mil revendedoras autônomas, tanto no Brasil como no exterior.

1. Estrutura de demonstrações financeiras - Análise Vertical e Horizontal do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado de Exercício.

A análise das demonstrações financeiras ou contábeis é a técnica contábil que consiste na decomposição, comparação e interpretação das demonstrações contábeis. As demonstrações analisadas podem ser: o balanço patrimonial, a demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, a demonstração do resultado do exercício e a demonstração das origens e aplicação de recursos.

A técnica de análise contábil podem também ter aplicação para valores não evidenciados nas demonstrações, mas que possam ser decompostos, comparados e interpretados. Exemplificando os salários, os alugueis, juros, etc. podem ser relacionados, por mês de competência, para análise das variações mensais.

A análise contábil não é exigida por lei. Decorre da necessidade de informações mais detalhadas sobre a situação do patrimônio e de suas variações. A análise do ponto de vista econômico é aquela que leva em consideração o processo de formação dos resultados, ou seja, os lucros e prejuízos.

A análise do ponto de vista financeiro leva em consideração o fluxo de caixa. Neste sentido, são considerados aspectos como a capacidade de pagamentos das obrigações.

Os processos mais utilizados na análise das demonstrações contábeis são:

Analise vertical e Analise horizontal:

ANÁLISE HORIZONTAL: consiste em se verificar a evolução dos elementos patrimoniais ou do resultado durante um determinado período. Sendo assim possibilita a comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas em diferentes exercícios sociais. Os exercícios comparados são homogêneos, mas os períodos de avaliação são diferentes. Necessitamos pelo menos de dois exercícios para efeito de comparação dos mesmos elementos em demonstrações de períodos distintos.

ANÁLISE VERTICAL: também denominada analise da estrutura, a analise vertical envolve a relação entre um elemento e o grupo de que ele fez parte. Relaciona a parte com o todo. A análise vertical envolve elementos homogêneos mais relativos a um exercício, ao contrário da análise horizontal, que é relativa, necessariamente, a exercícios distintos. Difere da análise por quocientes porque nessa normalmente a razão estabelecida é entre elementos heterogêneos de um mesmo exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com